Notícias

Itapema FM  | 06/11/2012 07h11min

Ceramistas trabalham em obra para a 74ª Festa das Flores

"Mandala" ficará em exposição no pavilhão da Expoville de 13 a 18 de novembro

Tornear, cortar, moldar e pintar. Multiplicada por 288, a sequência de atividades chega à instalação que leva o nome da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj) para a 74ª Festa das Flores. O evento, que nasceu na cidade como exposição de flores e artes, terá neste ano uma mostra da união de artistas no processo de produção de uma grande obra.

Cada uma das peças em cerâmica que compõem "Mandala" foi fruto de um trabalho que envolveu 15 associados. Na casa do ceramista Valdir Nichellatti, a prévia da montagem ocupa toda uma sala de estar. Dispostas de forma circular, gotas que viraram vasos para depois darem vida a flores estão prontas para serem levadas ao pavilhão da Expoville.

A instalação deixará a casa de Valdir na próxima segunda-feira para ser montada no mesmo dia no espaço central da festa.

Valdir foi quem torneou uma a uma das peças por quase um mês. Em forma de gotas, depois de aguardarem por 24 horas em secagem, elas receberam pétalas recortadas manualmente por Helga Ferrari, Marcia Morsch, Clarice Massaine, Roseana Harger, Corina Severino, Danusia Monteiro, Miriam Morriesen, Denise Nunes, Osnelda Girardi, Gilson Jardim, Genivaldo Cian, Solange Simas, Charles Homero e Martina Inngauer.

Já com formato de flores, que lembram as carnívoras, os 400 quilos de argila foram para o forno que Valdir tem em casa. Foram necessárias três queimas para dar conta do volume de peças. "Gostamos do resultado, principalmente porque tivemos que nos unir para conseguir terminar tudo a tempo", conta Valdir.

"Mandala" ocupará cinco metros de diâmetro e ficará exposta na Festa das Flores durante toda a programação (do dia 13 a 18 de novembro). Após o evento, ela será posta à venda pela Aaplaj. O valor deverá cobrir os gastos de R$ 800 que a associação teve com a compra de materiais.

— É bom receber um convite como este da Promotur (Fundação de Promoções e Planejamento Turístico de Joinville), já que é difícil para os artistas conseguirem um espaço para expor seus trabalhos em uma festa como esta — afirma Valdir.

Nos primeiros anos, a Festa das Flores se chamava Exposição de Flores e Artes Domiciliares (EFA). Chegaram a passar pelo evento mostras de nomes importantes das artes, como o alemão Fritz Alt. Também foi na edição de 1945 que o artista joinvilense Eugênio Colin realizou sua primeira mostra de paisagens a óleo e aquarela, na Sociedade Harmonia Lyra.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.