Notícias

Itapema FM  | 29/10/2012 08h02min

Espetáculo teatral Le Frigô faz temporada gratuita de estreia na Capital

Peça baseada em texto argentino aborda relações de gênero e tem atuação de Renato Turnes

Poucos dias depois da última apresentação de Kassandra - espetáculo que dirige e pelo qual ainda deve viajar, nos próximos meses - Turnes volta ao palco, agora como o protagonista L., em Le Frigô.

A peça, baseada no texto do escritor argentino Copi, tem direção de Vicente Concilio e fica em cartaz entre amanhã e domingo, em quatro espaços diferentes da Capital - Camarim Escola de Arte, Casa das Máquinas, Sesc Caupé e Teatro da Ubro.

Leia o texto do diretor Vicente Concilio e a entrevista completa com Renato Turnes no DC de hoje. Confira abaixo um trecho da entrevista:

DC- Como surgiu a ideia de montar um texto de Copi?
Renato Turnes - Quem me apresentou o autor foi Vicente Concilio. Ele tinha visto minha direção para Mi Muñequita e me deu o texto O Homossexual, de Copi, pra ler. Achei deslumbrante. A partir daí, fomos nos aprofundando no universo do autor. Nos interessava especialmente sua visão transgressora da sexualidade, dos gêneros, o travestismo profundo de seus personagens, o humor cortante e cruel. Quando li o solo A Geladeira ( no original Le Frigo), senti que poderia ser um trabalho excitante, para nós dois. Acho que a visão livre de Copi é importante na sociedade careta e politicamente correta de hoje.

DC - Em que ponto esse personagem foi, ou é, mais desafiador, do ponto de vista da dramaturgia?
Renato Turnes - O espetáculo tem um ritmo vertiginoso, o ritmo da mente de L: são várias trocas de figurino, sempre às vistas do público. É uma maratona de uma hora de duração. O maior desafio é mesmo físico, e depois explorar as diferentes nuances, os muitos tons da história, da comédia mais debochada ao grotesco e o dramático.

Agende-se
O quê: temporada de estreia de Le Frigô
Quando:
30 de outubro, às 20h - Camarim Escola de Arte, no Estreito
31 de outubro, às 21h - Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição
2 de novembro, às 21h - SESC Cacupé
3 e 4 de novembro, às 21h - Teatro da Ubro, no Centro
Quanto: gratuito
Para as apresentações na Casa das Máquinas e no Teatro da Ubro, os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.

DIÁRIO CATARINENSE
Caio Cezar / Divulgação

Le Frigô: questionamento radical de gêneros e sexualidade
Foto:  Caio Cezar  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.