Notícias

Itapema FM  | 25/10/2012 07h11min

Espetáculo "Vontade de Ser Mulher" estreia nesta quinta-feira em Joinville

Peça teatral será encenada no Centro Cultural Deutsche Schule

Nunca esquecer de ser mulher, apesar de todas as atribuições. Não é problema se os espectadores souberem que esta é a moral final do espetáculo "Vontade de Ser Mulher", que estreia nesta quinta-feira em Joinville. Há um desfecho ainda mais importante sobre a personagem Loloca que deve ser preservado, revela a atriz mineira Isabela Machado Freitas, que mora há um ano em Joinville.

Dirigida por Robson Benta, a mais nova integrante de Cia. Joinvilense de Teatro tem a missão de amarrar o laço de um presente confeccionado coletivamente. "Vontade de Ser Mulher" não é só uma peça feita para mulheres, é também feita por elas. A pesquisa começa com outro elenco da companhia, a partir da montagem de um blog que propunha debater questões sobre o que aborrece o público feminino.

Os laboratórios começaram já no início deste ano. Tanto Isabela como outras mulheres escreveram seus desabafos por meio de cartas, material posteriormente usado por Jura Arruda na construção da dramaturgia.

A solução para reunir as histórias foi dar vida à Loloca, locutora da Rádio Moçoilas. Em seu programa "Confessionando com Loloca", ela faz a leitura das cartas e sugere soluções às ouvintes.

— É como se o estúdio fosse dentro da casa dela — adianta a atriz, que em Minas Gerais atuou nos grupos Uzina de Anjos e Rogério Silvestre Produções. "Vontade de Ser Mulher" é o seu primeiro monólogo.

O diretor Robson Benta explica que a primeira sessão é exclusivamente para as mulheres por uma questão estratégica.

— Queremos saber o que elas acharam do espetáculo, se sugerem modificações — conta.

As outras duas são para todos os públicos. As primeiras apresentações ocorrem no Centro Cultural Deutsche Schule, na rua Princesa Isabel.

— A intenção é experimentar espaços alternativos de apresentação. Já pensamos em levar a peça também para um restaurante — avisa Benta.

A estreia tem trilha sonora de Fabio Cabelo, dramaturgia de Jura Arruda, iluminação, direção e roteiro de Robson Benta, produção executiva de Iraci Seefeldt e assessoria de projeto e pesquisa de Maria Fortuna.

O projeto é patrocinado pelo Edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) de 2012 e tem como contrapartida a realização de dois laboratórios cênicos com mulheres das comunidades rurais de Rio Bonito e Vila Nova. O objetivo é ouvir as histórias e promover a reflexão e o debate das questões relacionadas à mulher contemporânea. A primeira oficina ocorreu em setembro, com a participação de 22 mulheres do grupo Unidos do Rio Bonito. A companhia pretende chegar ao Vila Nova em novembro.


O QUÊ: espetáculo "Vontade de Ser Mulher", da Cia. Joinvilense de Teatro.
QUANDO: quinta-feira, às 20 horas, somente para mulheres. Sexta e sábado, às 20 horas.
ONDE: Centro Cultural Deutsche Schule, rua Princesa Isabel, 438, Centro.
QUANTO: ingressos a R$ 20 (com meia-entrada para estudantes, idosos acima de 60 anos e associados da Ajote, Associação Joinvilense de Teatro). Venda antecipada no Restaurante Ambrosia (rua Tijucas, 386, Centro). No local do espetáculo não haverá venda de ingressos.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.