Notícias

Itapema FM  | 22/10/2012 16h11min

Quarteto de cordas da Alemanha faz concerto gratuito em Florianópolis

Violinista catarinense Juan Rossi faz parte do grupo

Fernanda Oliveira  |  fernanda.oliveira@diario.com.br

A paixão pela música pode ser, literalmente, uma questão de berço. Que o diga o catarinense Juan Carlos Rossi, 25 anos: quando ainda era bebê, os pais de Juan colocavam músicas de Mozart e Beethoven para ele e os irmãos escutarem. O menino se apaixonou pelo violino, iniciando o estudo do instrumento aos oito anos. Hoje mora na Alemanha, onde cursa mestrado e integra o The Berlin Quartet.

O grupo alemão está em Santa Catarina para apresentação única de um repertório que amplia o sentido do clássico. Em The Best Movie Hits, o quarteto interpreta sucessos dos filmes Indiana Jones (Raiders March), Harry Potter (The Magnificent Seven Theme e Hedwig’s Theme) e temas da série de James Bond. Também fazem parte do programa a peça Quarteto de Cordas N. 2 em Mi menor, Op. 44, de Felix Mendelssohn, e canções dos Beatles.

Ao lado de Juan, tocam os alemães Alexander Grothe (violino), Felix Korinth (viola) e Romy Nagy (violoncelo). O concerto faz parte do projeto Excelência Sonora, que também promoverá recitais didáticos com o quarteto para crianças e jovens de escolas de música de Florianópolis.

Você estuda música desde criança. Como isso influenciou sua educação?
Juan Rossi -
Estudos científicos comprovam que crianças que tiveram contato com música desde pequenos e tocam algum instrumento têm mais facilidade de aprendizado. A música eleva o espírito, deixa tudo mais simples e harmonioso. Pelo fato de trabalhar tanto a questão motora quanto a expressão, ela ajuda a ativar o lado direito do cérebro - da intuição, sentimento, inspiração e criatividade - que é essencial para um bom desenvolvimento de caráter e da personalidade.

Apresentar-se com o grupo em Florianópolis é especial?
Juan -
Um dos meus sonhos é trazer toda a experiência que tive estudando música na Europa para o Estado onde nasci. Trazer o grupo é o começo. Através das marterclasses, oferecidas pelos componentes do quarteto, alunos das escolas de música de Florianópolis poderão aprofundar seus estudos de instrumento. Isto me deixa muito esperançoso para um dia Santa Catarina ser um polo de excelência musical no Brasil e na América do Sul.

A execução de músicas e temas da cultura pop é uma forma de popularizar a chamada música clássica?
Juan -
Um meio de atrair o interesse da população acostumada com outros tipos de ritmos e estilos de música é trazer, através de instrumentos e estilos da música ocidental antiga, os temas conhecidos aos seus ouvidos. Assim poderemos introduzir este novo mundo musical à comunidade sem causar um grande choque inicial. Acredito que os gostos podem ser modificados: tudo é questão de costume, de hábito. Não utilizo o termo "clássico" por ser também um período da história musical ocidental, como o "romântico" e o "barroco"; tampouco utilizo "erudito" porque se torna um termo elitista.

A música ocidental antiga pode e deve ser escutada por todos. Como você vê o atual cenário deste tipo de música no Brasil?
Juan -
A música ocidental antiga está no caminho certo no Brasil. Cada vez mais estamos vendo surgirem novas orquestras, com a chegada de solistas de renome internacional, maestros e professores. Estamos percebendo a descentralização do circuito de música no Brasil: saindo dos polos São Paulo e Rio de Janeiro. Graças às orquestras estamos vendo Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Aracajú, e outros centros, despontarem e consolidaremse no contexto cultural brasileiro. Um ponto negativo que ainda percebo é o fato de o músico em geral não ser tratado como "profissão essencial" para a população, como o médico e o advogado, principalmente em Santa Catarina. Mas acredito que essa mudança é uma questão de tempo - tenho esperanças e quero contribuir para isso.

Agende-se:
O quê:
concerto com grupo de cordas The Berlin Quartet
Quando: amanhã, às 20h30min
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (Rua Marechal Guilherme, 26, Centro de Florianópolis) Quanto: gratuito
Lotação: 345 lugares 
Informações: (48) 3028-8070

As masterclasses serão realizadas nos dias 25,26 e 27 de outubro, no Sonorità Espaço Musical (Rua Acadêmico Reinaldo Consoni, 504, Córrego Grande, Florianópolis), com entrada franca.

Informações e reservas no (48)3333-0076 ou pelo rr.classic@yahoo.com.br

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.