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 | 12/10/2012 04h51min

Com doação do Grupo RBS, arrecadação para reforma da Ponte Hercílio Luz pela Lei Rouanet chega a R$ 1 milhão

Dos R$ 2 milhões doados, R$ 500 mil são de isenção fiscal, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura

Com os R$ 500 mil que o Grupo RBS injetará via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a captação para a reforma da Ponte Hercílio Luz chega a marca de R$ 1 milhão, pouco mais de 1,5% do que pode ser captado. Em risco de colapso, a integridade da Hercílio Luz depende da construção de uma estrutura provisória, uma espécie de ponte sob a ponte, que está em fase de construção.

É para esta etapa da obra que o Ministério da Cultural autorizou, em março deste ano, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) captar até R$ 64,5 milhões via Lei Rouanet. Entre as entidades que contribuíram está a Celesc, que repassou R$ 450 mil para a restauração do bem, que é tombado nas esferas municipal, estadual e federal.

— A Celesc está comprometida com a revitalização deste patrimônio histórico e arquitetônico que é, reconhecidamente, o símbolo da Capital catarinense. Este é o momento de direcionar esforços para recuperação da Ponte Hercílio Luz — defende o presidente da Celesc, Antônio Gavazzoni.

Também estava presente o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza.

— Pela Lei Rouanet, o poder público oferece ao contribuinte a condição de escolher onde quer direcionar parte do seu imposto de renda. O cidadão pode escolher se quer aplicar no patrimônio de nossa terra — sugeriu.

Ponte teve a restauração efetivada em 2006

Interditada para carros desde 1982, quando um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) constatou a corrosão no cabo de sustentação do vão central, e fechada para pedestres em 1991, a ponte teve sua efetiva restauração iniciada em 2006.

O Grupo RBS assinou o compromisso pela restauração da ponte nesta quinta-feira, no gabinete do govenador Raimundo Colombo. O investimento da RBS é de R$ 2 milhões. Deste total, são R$ 500 mil de isenção fiscal, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e outros R$ 1,5 milhões em forma de campanha de mídia por meio dos seus veículos. O objetivo é incentivar outras empresas e a população a contribuírem com a reforma.

O vice-presidente do Grupo RBS em Santa Catarina, Eduardo Smith, disse que a recuperação do símbolo máximo da cidade e dos catarinenses se trata de um projeto meritório e que como empresa de comunicação a RBS tem o papel de mobilizar a sociedade.

— Queremos incentivar empresas e pessoas a doar, ajudando a esclarecer como as colaborações podem ser feitas através de deduções do imposto de renda —declarou.

Vídeo apresentado destacou história da Hercílio Luz

No evento nesta quinta-feira foi apresentado em primeira mão um vídeo, destacando o passado, presente e futuro da Hercílio Luz. A campanha é assinada pela Marcca Comunicação e se constitui de peças de TV, rádio, impresso e online enaltecem o patrimônio como ícone da cultura do passado, presente e futuro e parte da beleza de Santa Catarina.

O governador Raimundo Colombo avaliou a doação como um presente da RBS para Santa Catarina. Considera que a campanha irá dar maior visibilidade ao trabalho que vem sendo feito, e que encontra-se em fase submersa. Garantiu que até 2014 a ponte estará reaberta ao tráfego de veículos.

— Temos ali o terceiro maior gargalo do trânsito no país, ficando atrás apenas da Avenida Brasil (Rio de Janeiro) e margina do Tietê (São Paulo). Com isso, iremos tirar 20% do tráfego da parte continental da cidade —explicou.

Colombo considera que a reabertura ao tráfego é a única possibilidade concreta de minimizar o trânsito caótico da Capital. Declarou que obras como a quarta ponte, parceira público e privada, e a instalação do transporte marítimos por barcaças são alternativas demoradas.

Walter Bier, diretor de Jornais e Online do Grupo RBS em SC, acredita se tratar do pontapé que irá contribuir para mais contribuições.

O vice-governador Paulo Pinho Moreira e o presidente da Assembleia Legislativa Gelson Merísio acompanharam a assinatura do protocolo. Moreira lembrou dos tempos em que era prefeito de Criciúma, período que coincidiu com o começo da arrecadação de assinaturas para a duplicação da BR-101.

— Vejo que o Grupo RBS tem tomado bandeiras importantes para Santa Catarina. Aquelas 500 mil assinaturas acabaram em um documento que chegou a 1 milhão de pessoas pedindo a duplicação da rodovia —disse.

Informações sobre a ponte, as obras e como fazer doações podem ser acessadas no site www.ajudeaponte.com.br.

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

Intenção é de que com o repasse outras empresas se sintam motivadas a doar
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


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