Notícias

Itapema FM  | 04/10/2012 06h08min

Suspensão dos eventos pagos no teatro da UFSC diminui opções culturais de Florianópolis

Sem o Centro de Cultura e Eventos, a cidade volta a contar com apenas dois teatros grandes

Fernanda Oliveira  |  fernanda.oliveira@diario.com.br

Sete dias. Esse foi o curto intervalo de tempo no qual o público e a classe artística de Florianópolis puderam contar com três teatros disponíveis para eventos culturais de grande porte. Apenas uma semana após a aguardada reinauguração do Teatro Ademir Rosa, no CIC, os espetáculos pagos no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, foram suspensos, em decisão anunciada pela Reitoria da Universidade na última sexta-feira.

Mesmo com shows confirmados na agenda, a Reitoria da UFSC suspendeu todos os espetáculos culturais com ingresso pago no auditório. Entre os motivos apontados para os cancelamentos estão a inexistência de contratos e a necessidade de licitação do uso do espaço, que não teria sido cumprida. As irregularidades foram detectadas pelo Procurador Federal da Universidade, César Dirceu Obregão Azambuja, e reunidas em parecer com data de 25 de setembro.

Para a produtora Eveline Orth, a suspensão de espetáculos comerciais no Centro de Eventos da UFSC tem impacto no custo dos shows para o consumidor, já que, com uma capacidade de público reduzida, o valor das entradas terá que ser aumentado.
De acordo com o Secretário de Cultura da UFSC, Paulo Ricardo Berton, a administração da Universidade está trabalhando para construir e divulgar, o quanto antes, o edital para ocupação externa do Centro de Eventos, mas ressalta que a abertura da licitação ainda pode demorar.

— É do nosso maior interesse que a cultura de Florianópolis, e também de Santa Catarina, tenha seus espaços de atuação. Mas queremos trabalhar dentro do que é legal. Precisamos transitar dentro dessa esfera, que é: queremos estimular a produção cultural da cidade, mas existem entraves legais que são característicos do poder público. Por isso, não vai ser tão rápido quanto a comunidade gostaria.

Para o produtor Abel da Silva, que tinha um show do cantor Lenine marcado para acontecer em novembro, no auditório da UFSC, a medida da Universidade é válida, mas a forma como foi conduzida causou transtornos e prejuízos.

— Sou completamente a favor dos editais para ocupação do espaço do teatro da UFSC, mas sou contra o cancelamento dos eventos que já estavam em andamento. Isso pra mim é uma coisa irreparável. Se estava na ilegalidade até agora, que dê um jeito de resolver. Não pode assumir um compromisso e depois voltar atrás.

A reportagem tentou entrar em contato com a Reitora da UFSC, Roselane Neckel, mas foi informada de que todos os pronunciamentos sobre o Centro de Cultura e Eventos seriam feitos apenas pelo Diretor da Secretaria de Cultura (Secult), prof. Paulo Berton, e pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Carlos Vieira. De acordo com a assessoria, essa foi uma decisão institucional tomada pela UFSC sobre o caso.

Estrutura e contratação nos teatros da Capital

Auditório Garapuvu

Onde fica: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Número de assentos: 1371

O espaço é prioritário para eventos institucionais, colações de grau, congressos e seminários. Após a inscrição das demandas acadêmicas na agenda, as datas restantes são liberadas para eventos externos.
Administrado por: Direção do Centro de Cultura e Eventos, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC

Contratação: Daqui pra frente, os espetáculos serão selecionados por edital de licitação.

Agenda: Suspensa por tempo indeterminado para eventos pagos. Atividades internas e culturais gratuitas seguem normalmente.



Teatro Ademir Rosa


Onde fica: Centro Integrado de Cultura (CIC)

Número de assentos: 906

Inaugurado pela primeira vez em 1982, o Teatro foi reaberto no dia 20 de setembro deste anos, após três anos fechado para reforma. Possui a melhor infraestrutura de palco (caixa cênica) de Santa Catarina, com capacidade para receber espetáculos teatrais de grande porte, shows, apresentações de dança e festivais.

Administrado por: Fundação Catarinense de Cultura

Contratação: Comissão consultiva de pauta avalia os pedidos e seleciona os espetáculos sem processo licitatório.

Agenda: Fechada até o final do ano, mas ainda deve sofrer alterações.

Teatro Governador Pedro Ivo

Onde fica: Sede Administrativa do Governo de Santa Catarina

Números de assentos: 706

O espaço foi inaugurado em 2008 e, durante a reforma do CIC, supriu parte da demanda por espaços culturais na cidade. Costuma abrigar solenidades do Governo Estadual, apresentações de orquestras, espetáculos de dança, infantis e de teatro, tanto catarinenses como de circulação nacional.

Administrado por: Fundação Catarinense de Cultura

Contratação: Comissão consultiva de pauta avalia os pedidos e seleciona os espetáculos sem processo licitatório.

Agenda: Fechada até o final do ano.

DIÁRIO CATARINENSE
Guto Kuerten / Guto Kuerten

Show de Maria Rita em Florianópolis quase foi cancelado e só aconteceu devido a uma liminar da justiça
Foto:  Guto Kuerten  /  Guto Kuerten


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.