Notícias

Itapema FM  | 30/09/2012 23h23min

Ospa apresenta concerto com obras do século 20 nesta terça-feira

Orquestra executará composições de Lutoslawski, Ligeti e Shostakovich

Fábio Prikladnicki  |  fabio.pri@zerohora.com.br

Provando que a música de concerto não é uma entidade congelada no tempo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta nesta terça-feira (24/9), às 20h30min, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre, um repertório do século 20.

Sob regência do maestro convidado Antônio Borges-Cunha, serão executadas obras de Lutoslawski, Ligeti e Shostakovich.

Não seria exagero dizer que esse programa dedicado à música nova é, paradoxalmente, histórico. A orquestra nunca havia interpretado uma obra de Ligeti (1923 – 2006), compositor húngaro que completaria 90 anos em 2013. Dele, o público ouvirá Lontano, peça de 1967 que se vale da micropolifonia. Cunha explica:

– Ligeti utilizou o termo micropolifonia para definir texturas sonoras compostas com múltiplas linhas melódicas, podendo chegar a mais de 50, em diferentes velocidades, para criar a sensação de massas sonoras movimentando-se no espaço.

Mesmo que você não conheça Ligeti, provavelmente já ouviu sua música. Stanley Kubrick incluiu trechos de suas composições na trilha sonora de filmes como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), O Iluminado (1980) – em que aparece Lontano – e De Olhos Bem Fechados (1999).

A noite começará com Jogos Venezianos, de Lutoslawski (1913 – 1994), polonês cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano. Trata-se de obra do início dos anos 1960 apresentada pela Ospa apenas uma vez, em 1984.

– Com Jogos Venezianos, Lutoslawski cria seu estilo e sua técnica de composição, que ele chamou de aleatório controlado, alternando seções sem indicações de compasso com seções que devem ser tocadas absolutamente no tempo indicado – diz o maestro.

A segunda parte do programa terá o Concerto para Piano, Trompete e Cordas, de Shostakovich (1906 – 1975), composto em 1933. Os solistas serão a pianista Catarina Domenici, professora da UFRGS, e o trompetista Elieser Fernandes Ribeiro, do quadro da Ospa. Catarina resume:

– Para mim, o concerto vai do trágico ao grotesco, passando por momentos sublimes e estados de pura desolação.

Cunha acredita que os músicos e o público têm sede de renovação do repertório. E como foi a recepção dos instrumentistas da Ospa ao programa arrojado?

– O envolvimento depende da qualidade da música e do preparo do regente para liderar os ensaios e para transmitir ideias que valorizem o conteúdo expressivo da música, que sejam compatíveis com o estilo do compositor. Posso afirmar que os integrantes da Ospa reagiram bem e estão motivados com essa oportunidade – responde o maestro.

17º Concerto Oficial da Ospa
> Nesta terça (24/9), às 20h30.
> Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110), fone (51) 3308-3066, em Porto Alegre.
> Ingressos a R$ 20. Desconto de 50% para Clube do Assinante. À venda no local, nesta terça, a partir das 11h.

SEGUNDO CADERNO
Claudio Etges / Divulgação

Antônio Borges-Cunha vai reger a Ospa no programa desta terça-feira
Foto:  Claudio Etges  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.