Notícias

Itapema FM  | 31/08/2012 08h45min

Bailarino joinvilense passa temporada no Ballet Municipal de Lima

Vinicius Vieira Veiga atuou no papel principal do balé "A Bela Adormecida" ao lado das primeiras bailarinas peruanas

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Durante um mês, o bailarino joinvilense Vinicius Vieira Veiga trocou as salas de aula joinvilenses da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil pelas do Teatro Municipal de Lima e a famosa disciplina russa que ele aprendeu durante sete anos de ensinamentos na  escola e oito meses na Cia. Jovem do Bolshoi deu lugar à liberdade da companhia peruana.

O jovem de 20 anos viveu dias de convidado no Balé Municipal de Lima para protagonizar o papel de príncipe Désiré em "A Bela Adormecida" ao lado de duas primeiras bailarinas do Municipal de Lima. A experiência terminou esta semana, na quarta-feira, quando Vinicius voltou à Joinville e à Cia. Jovem.

— Voltei mais centrado, com um novo olhar. Nós costumamos estar muito voltados para o nosso balé, para o Bolshoi de Moscou, por isso é importante sair e conhecer outros trabalhos — afirma.

Foi a primeira viagem internacional e também a primeira vez em um teatro tão grande: o Teatro Municipal de Lima tem capacidade para 1.181 pessoas. Vinicius foi indicado para assumir o papel de príncipe de "A Bela Adormecida" pela professora Galina Kravchenko a pedidos da companhia — ele também foi o príncipe Albrecht nas apresentações de "Giselle" montadas pela Cia. Jovem.

Durante os dias em que viveu em Lima, Vinicius se preparava para a temporada de apresentações com ensaios das nove às 14 horas. Ele foi partner das bailarinas Ronna Azana e Grace Cobian.

— A parte mais complicada foi me adaptar, porque dançava com as duas e ensaiava um dia, com uma, no outro dia, com a outra — conta Vinicius, que define os bailarinos peruanos como mais extrovertidos e livres que os brasileiros, que seguem a linha do balé russo.

Dois dias depois de retornar para o Brasil, Vinicius se une aos colegas da Cia. Jovem para começar a turnê Nordeste. Eles partem hoje para Fortaleza, onde apresentam o "Gala Bolshoi" no sábado e domingo. Na sequência, viajam para Natal, Campina Grande, Maceió e Camaçari com o mesmo espetáculo, que tem patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura (MinC).

Vinicius é um dos joinvilenses que foi escolhido para uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no processo seletivo das escolas públicas de Joinville. Ele tinha 12 anos e estudava na Escola Municipal Orestes Guimarães quando participou da audição do Bolshoi com alunos sem conhecimento em dança.

As crianças interessadas em tentar uma vaga na Escola para as turmas que começam no ano que vem já podem se inscrever para a seleção: o edital foi lançado ontem e está disponível na página do Bolshoi na internet, em www.escolabolshoi.com.br.

A seleção ocorrerá em outubro e é direcionada a crianças de 9 a 11 anos (nascidos entre 2001 e 2003) que não tem conhecimento em dança. Os candidatos com conhecimento em dança fazem uma pré-seleção por vídeo e devem ser nascidos de 1995 e 2002 (para dança clássica) e entre 1994 e 1997 (para dança contemporânea).

As crianças passarão por um exame realizado por profissionais de saúde e por professores de dança nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na sede da Escola. O período de inscrições vai até 4 de outubro.

Diorgenes Pandini / Agência RBS

Depois da temporada em Lima, Vinicius volta para a Cia Jovem para começar a turnê pelo Nordeste
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agência RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.