Notícias

Itapema FM  | 22/08/2012 07h30min

Cinco alunos da Escola do Bolshoi são contratados por grupos de Portugal e Rio de Janeiro

Bailarinos estão no último ano do curso de balé clássico e já são alvos de companhias

Nos últimos três anos, a notícia da contratação de jovens formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, tem sido algo corriqueiro, dado ao número de talentos que entram todos os anos na instituição.

O fato novo é que os convites e aprovações em audições, passaporte para o primeiro emprego desses bailarinos, têm tido como alvo alunos que nem bem receberam o diploma em mãos.É o caso das cinco recentes conquistas de alunos do último ano do curso de balé clássico.

Lucas Leite e Débora Janing foram escolhidos para integrar, a partir da próxima semana, a primeira formação da Cia. do Teatro Municipal de Trianon, em Campos dos Goytacazes (RJ), enquanto Victoria Scatena, Isaias Estevam e Thales Henrique já têm vaga garantida para integrar, em 2013, o corpo de baile da  Cia. de Dança de Aveiro, em Portugal.

Eles têm entre 17 e 18 anos. Alguns ainda não terminaram o ensino médio, mas já estão focados na carreira profissional. Lucas, que é natural de Teresina (PI), e Débora, de Joinville, partem nesta quarta-feira para Campos dos Goytacazes. Os dois participaram de uma audição em julho para integrar o elenco que será dirigido pela ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Clélia Serrano.

— Para nós ainda é tudo novo, porque vamos iniciar junto com a companhia. O que sabemos é que a proposta do grupo será mais voltada para o balé clássico — afirma Débora, que ingressou aos nove anos na escola por meio da seleção em escolas públicas de Joinville.

O trio de bailarinos que parte para Portugal no ano que vem participou de uma audição especial, via vídeo. A oportunidade foi oferecida pelo diretor da Cia. de Dança de Aveiro, o brasileiro Álvaro Ribeiro. O grupo tem 25 anos de tradição na Europa e possui uma formação de jovens bailarinos. Victoria, natural de Ubatuba (SP), Isaias e Thales, de João Pessoa (PB), devem ser os únicos brasileiros do grupo. A partir de vídeos, os bailarinos já conheceram boa parte do trabalho da formação portuguesa.

— Estamos encarando como um trabalho de passagem, que irá nos aproximar de outras companhias da Europa — reflete Victoria.

O mercado de trabalho nacional e internacional já absorveu 12 alunos e ex-alunos da Escola do Bolshoi só neste ano. Os últimos contratados foram Naiara Mattos, Iure de Castro e Danúbia Pereira, escolhidos pelo diretor Peter Breuer para ingressar no Balé de Salzburgo, na Áustria.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.