Notícias

Itapema FM  | 15/08/2012 20h22min

Há 35 anos, em 16 de agosto de 1977, morria Elvis Presley

O Rei do Rock se foi, mas os ensinamentos dele permanecem vivos no dia a dia de fãs que confirmam: "Elvis não morreu"

Memphis (EUA), 16 de agosto de 1977. Após abusivas doses de remédios, Elvis se foi. Não, Elvis não morreu. Ele não morre nunca, e, se depender dos fãs permanecerá vivo para sempre.

Nascido em janeiro de 1935, em East Tupelo, nos Estados Unidos, Elvis Aaron Presley foi considerado um rei na história do rock. Ousado, extravagante, generoso, com um timbre de voz inconfundível, responsável por fazer ferver os corações e balançar os quadris de uma geração dos anos 1950 e 1960, tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do Século 20.

Sim, Elvis vive. Os fãs confirmam em palcos e no dia a dia a frase que ecoa em corações ao redor do mundo depois dos 35 anos da morte do Rei do Rock: "Elvis não morreu". Fernando Andrade dos Santos, 37 anos, é professor de língua portuguesa e inglesa, natural de Florianópolis e mora em Blumenau desde 2006. Nas horas vagas, ele interpreta o seu artista favorito: Elvis Presley.

Santos precisou estudar as performances, as falas do artista, assistiu a vídeos, leu todos os sites dedicados ao Rei do Rock e ressalta:

-  Elvis Presley é o cara, ele é o rei!

O fato de Santos ser professor de inglês há 18 anos o ajudou nas pronúncias e interpretação das palavras nas canções de Elvis. No dia 30 de janeiro de 2003 aconteceu a primeira apresentação "encarnando" o ídolo, em vários bares, festas, casamentos e o que aparecia pela frente. Ele lembra que em uma das festas de casamento em que tocou, caracterizado de Elvis, assim que entrou, o noivo chorou, pois era outro fã convicto de Elvis.

Na vida pessoal e profissional, Santos usa algumas referências do ídolo, procurando ser carismático com as pessoas, e na interação com os seus alunos:

- Elvis foi uma pessoa carismática, um grande comunicador, isso me serve como referência no dia a dia.

Renato Carlini, 36 anos de idade e 16 de carreira, reside na capital paulista e é fã desde criança de Elvis. Encantado pelo ídolo, assim que completou a maior idade, 21, começou a interpretá-lo. Simpático, afirma que a loucura veio por conta própria. Assistindo a filmes e ouvindo músicas do Rei do Rock, sentiu que aquilo era o seu caminho.

Hoje em dia, o trabalho dele é só o de interpretar Elvis, e, garante: durante o dia ele é apenas Renato, e só incorpora o rei do rock nas apresentações. Carlini é considerado por críticos, fãs e conhecedores da obra artística de Elvis Presley o mais fiel e completo cover do Rei do Rock no Brasil. É o único cover brasileiro a representar o ídolo americano em todas as fases de sua carreira: anos 1950, 1960, nos filmes e anos 1970. Tem no seu currículo de mais de 1,2 mil apresentações, com um detalhe em especial: suas roupas são produzidas pelo mesmo costureiro de Elvis.

Ele esteve presente no último Festival Nacional da Cerveja de Blumenau, em março, e comenta que o público daqui é incrível e que gostou tanto dos blumenauenses que espera voltar logo.

No blog +Lazer, saiba mais sobre os fãs de Elvis e sobre o espetáculo Elvis Presley in Concert e a exposição The Elvis Experience, em São Paulo, em outubro.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Divulgação / Warner

Elvis Presley deixou uma legião de fãs e segue inspirando gerações
Foto:  Divulgação  /  Warner


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.