Notícias

Itapema FM  | 14/08/2012 06h21min

Incêndio pode ter destruído quadros de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral no Rio

Fogo em apartamento de colecionador de artes plásticas teria sido causado por ar condicionado

Um incêndio no apartamento de um colecionador de artes plásticas em Copacabana, na zona sul do Rio, na noite de segunda-feira, pode ter destruído quadros importantes de artistas brasileiros. Embora o fogo já estivesse controlado, os bombeiros não haviam autorizado o acesso ao apartamento e não havia confirmação sobre a destruição ou não das peças.

O dono do apartamento (de cobertura, no 12º andar de um prédio na Rua Barata Ribeiro) é o artista plástico romeno Jean Boghici, que coleciona artes plásticas desde os anos 1960.

Ele foi dono da galeria Relevo, na esquina das ruas Nossa Senhora de Copacabana e Duvivier, e reuniu um dos acervos mais importantes sobre a arte brasileira. São dele, entre outros, o óleo sobre tela "Samba", de Di Cavalcanti, e "Sol poente", de Tarsila do Amaral. Boghici também tem peças de Alexander Calder e Rubens Gerchman, pinturas de Vicente do Rêgo Monteiro e esculturas de Victor Brecheret, entre outras peças.

Segundo os bombeiros, a maioria das peças não foi consumida pelo fogo. Mas, como nenhum especialista em artes havia entrado no apartamento depois de controlado o incêndio, a dúvida sobre o tamanho do estrago permanecia.

O fogo começou às 18h15min em um aparelho de ar condicionado e se espalhou pela casa. O colecionador estava na rua, bem em frente ao prédio, e ao notar o fogo tentou entrar no imóvel, mas foi impedido pelos bombeiros. Sua mulher e uma filha estavam no imóvel e foram retiradas sem ferimentos.

Para o trabalho dos bombeiros, o trânsito ficou interrompido por mais de uma hora na rua Barata Ribeiro, causando grande congestionamento em Copacabana.

Agência Estado
MARLON FALCÃO / FOTOARENA/AE

Imóvel na Rua Barata Ribeiro foi consumido pelas chamas
Foto:  MARLON FALCÃO  /  FOTOARENA/AE


Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.