| 02/08/2012 06h24min
O Museu Nacional do Mar — Embarcações Brasileiras, em São Francisco do Sul, passa a ser administrado pela mestre em patrimônio cultural Andrea de Oliveira. O cargo estava vago desde março, depois da saída da antiga diretora Ana Lúcia Coutinho, que permanece junto à Associação de Amigos do Museu Nacional do Mar.
Andrea já começa a trabalhar no local a partir desta quinta-feira, mas só será confirmada oficialmente como administradora quando seu nome for aprovado pelo conselho gestor do museu. A reunião deve ocorrer ainda neste mês.
A mudança na direção do espaço foi motivada pela retomada da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que neste ano efetivamente tomou para si a responsabilidade pelo museu, inserindo 15 servidores públicos do Estado no lugar dos funcionários terceirizados via associação, que tinha dificuldades em arcar com a despesa da folha salarial.
Andrea é pesquisadora da Fundação Cultural da Ilha de São Francisco do Sul e foi indicada pelo município para comandar a renovada equipe.
— Estou muito feliz porque o Museu do Mar é um espaço onde eu já circulava e cujo acervo conheço muito bem — afirma.
Voltada para o patrimônio, pesquisa e extensão, a nova administradora pretende fazer a ponte entre a memória e a comunidade.
— O museu hoje foca muito no turismo. Sinto que ele é uma ilha na cidade e precisa ter mais a participação da sociedade francisquense — analisa Andrea, que destaca a valorização da memória local como um ponto que precisa ser fortalecido.
A mestre em patrimônio pela Univille não terá um tempo determinado para permanecer no cargo.
— O Museu do Mar está em uma nova situação e não poderia ser gerenciado por um terceirizado. A mudança e tudo o que estamos fazendo neste momento é em prol da qualificação deste espaço — esclarece o presidente da FCC, Joceli de Souza.
Ana Coutinho continua atuando como coordenadora de projetos da associação de amigos, enquanto cursará doutorado fora do País.
O museu está instalado nas edificações que serviram a partir do início do século 20 como armazéns da empresa Hoepecke, restaurado para receber o acervo naval. O Museu do Mar foi criado em 31 de dezembro de 1992, como resultado de esforços do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da prefeitura municipal e do governo de Santa Catarina.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.