Notícias

Itapema FM  | 25/07/2012 23h09min

Pianista Pablo Rossi faz concerto nesta quinta em Florianópolis

Jovem catarinense formou-se no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, e mostra sua arte, como forma de agradecimento

Viviane Bevilacqua  |  viviane.bevilacqua@diario.com.br

Uma grande comemoração. Esta será a tônica do concerto desta quinta-feira do jovem pianista catarinense Pablo Rossi, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. Ele acaba de concluir, com nota máxima, a graduação e o mestrado pelo tradicional Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, após seis anos de estudos. É o primeiro catarinense e conseguir essa distinção.

Pablo Rossi começou a estudar piano aos seis anos de idade, em Florianópolis, após muito insistir com os pais, Elizete e Domingo Rossi. Dezessete anos depois, ele volta à sua cidade para um agradecimento especial a todas as pessoas que o ajudaram a chegar tão longe. O jovem destacou-se no conservatório como um dos quatro melhores entre um grupo de mais de 60 pianistas de todo o mundo. Recebeu o premiado Diploma Vermelho e entra para um seleto time de músicos que possui esse título no Brasil.

— A melhor forma que tenho de agradecer a todos os que ajudaram na minha formação, seja através de bolsas de estudo, seja com carinho, hospitalidade e amizade, é fazendo este concerto, gratuito, aberto ao público — diz Pablo.

A apresentação no Teatro Governador Pedro Ivo, às 20h30min., será como uma retrospectiva de todas as épocas da vida do jovem pianista, e promete momentos de emoção.

— Se existem palavras para definir o Pablo hoje, elas são disciplina, persistência e determinação — diz a orgulhosa mãe, Elizete.

Confira o vídeo com um pouco da arte do pianista

 

 

Ela estava lá, em Moscou, no dia da formatura. O pai, Domingo, naquele mesmo dia, estava em Salzburg, na Áustria, prestigiando o outro filho musicista do casal, Juan Rossi, que terminava o mestrado de violino na Universidade Mozarteum. Os planos de Pablo Rossi, a partir de agora, incluem morar e trabalhar na Europa, provavelmente na Suíça, onde deve fazer doutorado. Mas o que ele quer mesmo é investir na carreira e mostrar ao mundo a sua arte. No palco do Teatro Pedro Ivo, o pianista irá interpretar obras de Prokoviev, Liszt, Beethoven e Chopin. Considerado um dos principais nomes de sua geração no instrumento, o catarinense já tem dois CDs gravados, sendo o último deles ao vivo no Steinway Hall de Londres, contendo peças de Mozart, Villa-Lobos, Prokoviev e Chopin. Além dessa apresentação, Pablo Rossi tem concertos agendados em Curitiba, Manaus, Vitória e Olinda.

                                          A trajetória

- Pablo Rossi iniciou seus estudos musicais aos seis anos, em Florianópolis. Um ano mais tarde, já havia conquistado seu primeiro prêmio, o IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages

- Depois, vieram inúmeros concursos nacionais e internacionais, em países como Argentina e Espanha

- Apresentou-se como solista em importantes orquestras, como a Sinfônica do Estado de São Paulo e Sinfônica Brasileira

- Em 2008 lançou o CD Pablo Rossi - Live at Steinway Hall, gravado ao vivo em Londres

- Ainda adolescente, conquistou uma bolsa de estudos do Governo de Santa Catarina e se mudou para Moscou, na Rússia, onde, aos 23 anos, acaba de concluir o mestrado de piano no tradicional Conservatório Tchaikovsky

 

Agende-se

O quê: Pablo Rossi, concerto de formatura em Florianópolis

Quando: quinta, dia 26, às 20h30min

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo (Rodovia SC-401, Km 5, 4.600, em Florianópolis)

Quanto: gratuito, mas os interessados deverão retirar os ingressos na bilheteria do teatro antecipadamente

Lotação: 706 lugares

arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Pablo Rossi, aos 23 anos, é o primeiro pianista catarinense a se formar em Moscou
Foto:  arquivo pessoal  /  Arquivo pessoal


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.