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Itapema FM  | 28/07/2012 15h26min

Tiffany & Co. completa 175 anos e inaugura a quinta loja do Brasil em Curitiba

Gemólogo da joalheria eternizada no filme "Bonequinha de Luxo" participa de bate-papo com plateia vip em Santa Catarina

Viviane Bevilacqua  |  viviane.bevilacqua@diario.com.br

O Brasil é a "queridinha da vez" da joalheria Tiffany & Co. Em setembro, a grife norte-americana estará abrindo sua quinta loja no país, desta vez no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, a primeira da região Sul. A importância do país é tanta para os planos de expansão da Tiffany que o gemólogo número 1 da joalheria, Jeff Politis, passou uma semana por aqui, participando de eventos exclusivíssimos.

Um destes encontros aconteceu no Ponta dos Ganchos Resort, em Governador Celso Ramos, com seleto grupo de convidados, além da presença da diretora da Tiffany no Brasil, Luciana Marsicano. O gemólogo falou sobre os momentos especiais dos 175 anos da empresa.

Jeff Politis visitou o Brasil pela primeira vez, e disse estar encantado com a natureza exuberante da região da Costa Esmeralda.

— Já visitei muitos países, em todo o mundo, mas poucas vezes vi paisagens tão lindas. A natureza é realmente prodigiosa por aqui— disse o gemólogo, cuja função na joalheria é avaliar as pedras preciosas, quanto à sua pureza, beleza e valor.

Durante a conversa informal com os hóspedes do resort, Jeff Politis lembrou que a joalheria, fundada em 1837 por Charles Tiffany, começou como uma pequena loja de presentes de luxo. Porém, em pouco tempo, firmou-se como uma das mais importantes joalherias do país. Hoje, está presente em quase 50 países do mundo, com mais de 220 lojas.

Um dos ícones da grife, sucesso absoluto entre as mulheres do mundo inteiro, contou o especialista, é o anel de noivado. O famoso "Tiffany setting" é um anel com um diamante solitário preso por seis garras, que se levantam, deixando a pedra elevada no ar, fazendo com que fique mais visível e brilhante. É um dos produtos mais conhecidos da marca.

Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Jacqueline Onassis e Jane Fonda estão entre as mulheres glamourosas apaixonadas pela grife. Fotos delas usando joias da Tiffany foram mostradas em um telão. Também não poderia faltar Audrey Hepburn, que virou ícone ao estrelar o filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), em 1961.

No final, os convidados participaram de um jantar e foram presenteados com um mimo, embalado na caixinha azul esverdeada que também se tornou um símbolo da joalheria. A cor foi adotada há mais de 100 anos, e tornou-se marca registrada da joalheria. Batizada de "Tiffany blue", garante que os embrulhos que envolvem os produtos sejam reconhecidos a muitos metros de distância.

Curiosidades

- Quem passar pela 5ª Avenida em Nova York não pode deixar de entrar na loja da Tiffany. É um ponto turístico de Manhattan, por onde passam de 5 a 7 mil pessoas por dia.

- Nesta loja, que é a matriz, está exposto um dos maiores e mais raros diamantes amarelos do mundo. Tem 287 quilates e um inesquecível brilho de fogo

- Esta pedra foi batizada de Tiffany Diamond, e é o maior símbolo da arte da joalheria em lapidação e corte de pedras.

- Nos quase 200 anos da Tiffany, vários designers já assinaram coleções famosas. Entre eles, Paloma Picasso, que desenvolveu uma linha de peças que refletia o seu próprio estilo, causando frisson na sociedade.

- Um broche confeccionado pela Tiffany e que pertencia a Liz Taylor foi leiloado, ano passado, pela bagatela de US$ 1,2 milhão.

Reprodução / Reprodução

No filme Bonequinha de Luxo, Audrey Hepburn, admira a vitrine da Tiffany da 5ª Avenida, em Nova York, um sonho de consumo para mulheres de todo o mundo
Foto:  Reprodução  /  Reprodução


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