Notícias

Itapema FM  | 19/07/2012 07h05min

Exposição de Juarez Machado abre hoje no Masc, em Florianópolis

Artista plástico nascido em Joinville criou 70 quadros para comemorar os 70 anos de vida

Viviane Bevilacqua  |  viviane.bevilacqua@diario.com.br

Em 2011 o artista plástico Juarez Machado quase não saiu de seu atelier, em Paris. Ele tinha um bom motivo para isso: estava pintando uma coleção de 70 quadros, comemorativos aos seus 70 anos de vida, completados em fevereiro do ano passado. Toda esta produção — e muitos outros objetos que fazem parte da história do mestre joinvilense — pode ser admirada, a partir de hoje, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

 Em vídeo, artista dá detalhes da exposição no Masc

A abertura da exposição, intitulada Soixante Dix, la fete (Setenta anos, a festa), será às 19h30min. Além de quadros, os visitantes poderão conhecer peças do vestuário do artista, esculturas e outros objetos que ajudam a contar a trajetória de sucesso de Juarez Machado, desde a infância com a família, em Joinville, até as exposições nas mais importantes galerias de arte do mundo.

— Pintei esta coleção de quadros em 2011 para expô-la em Paris e no Brasil, numa justa homenagem a mim mesmo. É um grande deboche, uma caricatura de um artista de 70 anos — conta Juarez, com o bom humor habitual. Sobre a idade, mais uma vez ele responde com ironia:

— É uma idade estranha e curta, pois só dura 12 meses.

Em todos os quadros há uma festa de aniversário, com direito a bolo e champanhe. Os convidados foram pintados em preto e branco. Só o aniversariante — no caso, ele próprio — teve a honra de ser retratado em cores. Um presente que o artista deu a ele mesmo, o homem.

Trajetória

Foi ainda muito moço, no Rio de Janeiro, que Juarez Machado começou a dar vazão à sua verve humorística, convivendo com cartunistas como Henfil e Jaguar. Sua arte estampou edições do O Pasquim, Jornal do Brasil, Manchete, Fatos e Fotos e Ele e Ela. Protagonizou quadro humorístico no Fantástico, da Rede Globo. Depois, montou atelier em Paris, Veneza e Nova York. O joinvilense ganhou o mundo.

A fama de artista excêntrico nunca lhe causou aborrecimentos. Pelo contrário, justifica-a, quando conta que tem um ritual muito particular na hora de pintar:

— Faço questão de estar muito bem arrumado, por respeito ao meu ofício de pintor. Uso roupas caras, com abotoaduras de ouro, e coloco o cavalete em cima de um legítimo tapete persa, muito caro, que é justamente para cuidar para não sujá-lo — comenta.

Quando viaja, o que faz com bastante frequência, Juarez Machado carrega malas e mais malas, com livros, discos, telas, tintas. Parar excesso de bagagem nos aeroportos faz parte de sua rotina.

— Não me separo das minhas coisas nunca. São a minha fonte de inspiração. Na próxima encarnação, quero ser maestro, para carregar apenas a minha batuta — brinca.

Este bom humor do artista pode ser conferido, a partir da noite de hoje, na exposição do MASC.

Serviço

::O quê: exposição "Soixante-Dix" , comemorativa aos 70 anos de Juarez Machado

::Quando: abertura hoje, às 19h30min. Prossegue até 5 de agosto, de 3ªs a domingos, das 10h às 21h

::Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600 Bairro Agronômica, Florianópolis. Fone (48) 3953-2380

::Quanto: gratuito

Ricardo Wolffenmbuttel / Agencia RBS

Além de quadros, os visitantes também poderão conhecer esculturas, roupas e objetos que ajudam a contar a trajetória do artista catarinense
Foto:  Ricardo Wolffenmbuttel  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

19/07/2012 08h07min
Juarez Machado abre exposição em Florianópolis com peças que contam sua história
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.