Notícias

Itapema FM  | 18/07/2012 10h31min

Festival de Dança de Joinville começa nesta quarta-feira com apresentação de Ana Botafogo

A bailarina abre a 30ª edição do evento, dançando a coreografia "Isadora"

Na noite desta quarta-feira, dia 18, começa em Joinville a 30ª edição do maior Festival de Dança do mundo, que vai até o próximo dia 28. Quem abre as apresentações é Ana Botafogo, primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que vai brilhar sozinha com Isadora, uma coreografia de dez minutos, que difere um pouco das apresentações mais usuais de Ana: criada por Norma Lillia, professora e bailarina formada pelo Theatro Municipal do Rio e Royal Academy of Dancing of London, Isadora marca a primeira vez em que Ana Botafogo apresenta uma dança moderna no Festival. Sem sapatilhas ou o coque tradicional das bailarinas, a dançarina se apresenta de pés descalços e um vestido longo e esvoaçante; homenageando Isadora Duncan, bailarina americana que foi pioneira da dança moderna.

Depois da apresentação de Ana Botafogo, o palco será tomado por Cecilia Kirche, também primeira-bailarina do Theatro Municipal, e os alunos da Cia Jovem da Escola Bolshoi, que trazem o ballet Raymonda. Cecilia fica com o papel principal na peça, um clássico de repertório, e chegou a Joinville na última sexta-feira, para fazer os últimos ensaios junto do resto do elenco. A história de Raymonda se passa na Idade Média, no tempo das Cruzadas, quando uma bela mulher tem seu amor disputado por dois homens. O terceiro e último ato, que será encenado no Centreventos Cau Hansen, é o momento de comemoração, em que todos celebram o casamento de Raymonda e do homem que ganhou em um duelo o direito de ser seu marido. A festa termina em um baile húngaro em homenagem ao rei. Você pode ver uma galeria de fotos com imagens do último dia de ensaio antes da abertura, clicando neste link.

Entre as novidades desta edição do Festival, está a Passarela da Fama, que foi inaugurada na terça-feira no Centreventos Cau Hansen, onde fica a Escola Bolshoi e o principal palco do evento. Placas instaladas na rampa de acesso lateral do prédio têm gravados os nomes de 150 bailarinos que fizeram a história das três décadas de festival. Junto dos nomes, está a frase "quem nasce para ser estrela nunca deixa de brilhar". A ideia é que mais nomes sejam adicionados, conforme acontecerem as próximas edições do evento.

ITAPEMA FM
Divulgação / Agencia RBS

É a primeira vez que Ana Botafogo apresenta uma coreografia moderna no Festival
Foto:  Divulgação  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.