Notícias

Itapema FM  | 12/07/2012 05h03min

Canções que ajudam a contar a trajetória dos Rolling Stones - Parte 2 (1968-1971)

Confira histórias sobre as composições, além de videoclipes e apresentações ao vivo

Francisco Dalcol  |  francisco.dalcol@zerohora.com.br

Jumpin'Jack Flash (1968)
Keith Richards descobre a afinação aberta, o santo graal dos Stones por ter redirecionado o som da banda. A maioria dos riffs seria composta dessa maneira a partir de então. A gravação desta música, lançada como single, foi feita com violão elétrico e um gravador de cassete que eletrificava e distorcia o instrumento.

Sympathy for the Devil (1968)
De férias no Brasil, Mick Jagger foi à Bahia e se aproximou da cultura afro-brasileira, conhecendo os batuques e os cânticos do candomblé. Teria vindo daí a influência para esta música, cujo processo de construção foi registrado por Jean-Luc Godard em filme de mesmo nome.

Parachute Woman (1968)
Depois de dois discos mais psicodélicos, esta música nervosa e de guitarras tensas anuncia a retomada da paixão blueseira dos Stones.

Dear Doctor (1968)
O folk surge como novidade no som da banda. Nos discos seguintes, a pegada seria revisitada, ampliando a variedade musical.

Street Fighting Man (1968)
Sintetiza um momento agitado, de movimentos sociais e protestos políticos com os levantes civis e juvenis ao longo daquele ano.

Gimme Shelter (1969)
Com a Guerra do Vietnã, esta música cria uma espécie de sinfonia do apocalipse, prenunciando o começo de uma década em que o sonho não seria mais possível.

Canções que ajudam a contar a trajetória dos Rolling Stones - Parte 1 (1963-1967)
Canções que ajudam a contar a trajetória dos Rolling Stones - Parte 3 (1972-2012)

Live with Me (1969)
Uma das músicas que mostram a introdução de instrumentos, especialmente o sax. Daqui em diante, os sopros estariam presentes na musicalidade da banda, especialmente com o músico Bob Keys, que acompanha os Stones até hoje.

Let it Bleed (1969)
A música que dá nome ao álbum é uma explícita provocação a Let It Be, disco que os Beatles gravaram meses antes e lançaram só em 1970.

You Can't Always Get What You Want (1969)
Na clássica rivalidade com os Beatles, esta música seria uma resposta a Hey Jude.

Honky Tonk Women (1969)
No fim de 1968, Mick Jagger voltou ao Brasil com Keith Richards e suas respectivas mulheres. Na fazenda de Matão, pertencente ao banqueiro Walther Moreira Salles, fizeram farra e encontraram o clima no qual teria sido composta esta música.

Brown Sugar (1971)
Mais um dos marcantes riffs de guitarra dos Stones. Keith Richards já disse que tira o chapéu para Jagger em músicas como esta, que foi totalmente composta pelo vocalista. Especula-se que o nome seria uma referência à cor marrom da heroína. A faixa abre o disco Sticky Fingers, com capa assinada pelo artista pop Andy Warhol.

Wild Horses (1971)
Os Stones nunca esconderam sua paixão por baladas, como este clássico que também foi gravado pelo Flying Burrito Brothers, banda de country-rock de Gram Parsons (1946-1973), um dos grandes amigos de Keith.

Sister Morphine (1971)
Seria uma referência à medicação usada contra a dependência em heroína. Marianne Faithfull, namorada de Jagger, cobrou os direitos como coautora. Jagger teria dito que a parte dela "se resumiu a ter escrito a palavra cocaína".

Bitch (1971)
Outro dos riffs de guitarra marcantes dos Stones. Embora o título sugira que se refira a uma mulher, seria uma declaração de que o amor em si é uma vadia.

Can't You Hear Me Knocking (1971)
Mick Taylor, substituto de Brian Jones, mostra seu talento como grande guitarrista em um momento de improvisação desta música que parece não ter fim.

ZERO HORA
Dominique Tarlé / Reprodução

Mick Jagger e Keith Richards durante as gravações de "Exile On Main St.", na França, em 1971
Foto:  Dominique Tarlé  /  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

12/07/2012 05h02min
Canções que ajudam a contar a trajetória dos Rolling Stones - Parte 1 (1963-1967)
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.