Notícias

Itapema FM  | 02/07/2012 16h32min

Juarez Machado assina cartaz do Festival de Dança

A obra será lançada esta semana e vai ilustrar o cartaz oficial do evento

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Quando ficou sabendo que era o artista escolhido para criar o cartaz do 30º Festival de Dança de Joinville, Juarez Machado foi para o Palácio Garnier, em Paris, pesquisar sobre a criação do balé moderno, no início do século 20. É desse tempo em que a Rússia renovou a arte da dança clássica pelo mundo ocidental que o artista joinvilense se inspirou para criar "O Ontem e o Hoje", obra que ilustra a edição de aniversário do Festival. 

Ele será lançado esta semana e é uma homenagem à arte da dança com a arte local. Nas edições de 2010 e 2011, os cartazes também foram criados por artistas da cidade.

A preocupação de Juarez ao pensar a obra era fazer uma ligação entre este momento de reforma na dança, iniciado pelo balé russo, e a dança em Joinville.

— O Festival de Dança de Joinville é anterior à vinda da Escola Bolshoi para a cidade, mas ele acabou fazendo parte de Joinville e tem um paralelo muito forte com o Festival — analisa Juarez.

Por isso, quando foi à biblioteca do Palácio Garnier, sede do Balé da Ópera de Paris, Juarez queria mais do que encontrar livros sobre o assunto: o local, construído em 1669, abrigou o Balé Bolshoi de Moscou em turnês da companhia pela Europa.

— Foi um período de glória, quando todos os grandes artistas estavam envolvidos com a criação, não só dançando, mas participando ao fazer cenário, figurinos... Era isso que eu queria passar com o cartaz — diz ele.

Juarez adianta também que a obra será diferente dos últimos produzidos para o Festival. Ele lembra que os cartazes das três primeiras edições do evento, entre 1983 e 1985, foram feitos pelo primo dele, o artista Hamilton Machado.

— Ele foi muito fiel ao assunto, com bailarinos ilustrando o cartaz. É isso que eu quis fazer, já que os últimos foram mais abstratos, menos figurativos — conta.

Depois de estudar a vida dos artistas do início do século 20, como os corpos das bailarinas e os figurinos da época, Juarez criou um cartaz com um casal de bailarinos à moda antiga, com seus corpos em uma posição de dança que remete à uma bicicleta, e uma bailarina do século 21.

— Quis mostrar os dois tempos, porque somos uma continuação dessa história — afirma Juarez.

Confira os cartazes das outras edições do Festival de Dança na fan page AN no Festival de Dança.

A NOTÍCIA
Claudia Baartsch / Agencia RBS

O artista joinvilense se inspirou no balé russo para criar o cartaz do Festival de Dança
Foto:  Claudia Baartsch  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.