Notícias

Itapema FM  | 29/06/2012 07h50min

Docudrama que resgata histórias de imigrantes suíços será lançado nesta sexta-feira em Joinville

Exibição está marcada para às 20h30 no Teatro Juarez Machado

Depois de três anos de concepção, produção e captação de recursos, desde que o diretor Calixto Hakim teve sua atenção fisgada pelo monumento em homenagem aos suíços na praça em frente à Cidadela Cultural Antarctica, finalmente "Suíços Brasileiros - uma História Esquecida" pode ser considerado uma obra acabada.

— Ficou melhor do que imaginávamos. Realmente, o resultado nos surpreendeu — garante o diretor, que exibe nesta sexta-feira o documentário com traços de ficção para o público joinvilense.

O projeto audacioso, pois previa filmagens na Suíça e uma produção envolvendo quase 200 pessoas, levou mais tempo do que o idealizador estimava. As dificuldades em captar os R$ 695 mil aprovados pela Lei Rouanet foram o principal motivo pela demora.

Mesmo com apoio do governo suíço para as filmagens no pequeno povoado de Schleitheim, no Cantão de Schaffhausen, a verba que bancaria as gravações em locações catarinenses e paranaenses exigiu esforços dobrados da produtora Jupiter Filmes, de Curitiba.

— Era difícil conseguir convencer uma empresa a apoiar um docudrama feito por uma produtora pequena e com um elenco de desconhecidos — lembra Calixto.

Com parte do material finalizado na Suíça, o diretor fez uma versão prévia que serviu de argumento para a captação.

— Só com algo pronto, em imagem, é que ficou mais fácil convencê-los — afirma.

No entanto, somente R$ 400 mil entraram para a realização do longa-metragem, motivo pelo qual a produção precisou cortar gastos. Em Schleitheim, o elenco que participou da reconstrução dos relatos dos imigrantes no século 19 participaram voluntariamente.

Com vestimentas iguais as que eram usadas em 1849, eles protagonizaram a história da família Meyer, agricultores fictícios que sofreram com a crise no país europeu e resolveram, com apoio da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, imigrar junto com outras 500 pessoas para o Brasil, pensando encontrar aqui terras férteis, escolas e igrejas.

No Brasil, foram usadas locações em Curitiba, Joinville e São Francisco do Sul, em paisagens onde não havia intervenções modernas.

Duas seleções de atores foram realizadas e os escolhidos receberam cachê simbólico pela participação. Já os figurantes trabalharam como voluntários.

— Houvi muitos relatos de pessoas que participaram das gravações. Todo brasileiro tem algo relacionado à imigração, mesmo que seja de outros países — afirma Calixto.

O trabalho foi inspirado na obra do joinvilense Dilney Cunha, "Suíços em Joinville - O Duplo Desterro".

— A história da chegada dos suíços no Brasil é peculiar porque, diferentemente de outros países, lá as pessoas não sabiam que seus parentes tinham vindo parar no Brasil, e muitos descendentes que aqui vivem desconhecem a sua origem suíça", avalia o diretor.

Em junho, a Jupiter Filmes fez uma première na Suíça. Depois da exibição no Teatro Juarez Machado, o docudrama segue para o circuito de festivais de cinema e deve ser comercializado somente no ano que vem.


O QUÊ: exibição do filme "Suíços Brasileiros - Uma História Esquecida".
QUANDO: sexta-feira, às 20h30.
ONDE: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Av. José Vieira, 315, América, Joinville.
QUANTO: gratuito.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.