Notícias

Itapema FM  | 14/06/2012 08h04min

Humberto Gessinger mostra lado cronista e lança livro em Joinville nesta quinta-feira

Lançamento será acompanhado de bate-papo e sessão de autógrafos no Shopping Mueller

Toda semana, quando o relógio muda os ponteiros para marcar as primeiras horas de terça-feira, o músico e escritor Humberto Gessinger clica no botão "publicar" do "BloGessinger", sua página pessoal, e já sabe: a caixa de comentários se transforma em uma sessão de bate-papo dos leitores e fãs que falam sobre o texto recém-publicado e discutem as ideias do gaúcho.

São estes textos, por vezes polêmicos, por vezes nostálgicos, que ele reuniu no quarto livro de sua carreira na literatura, "Nas Entrelinhas do Horizonte", que lança nesta quinta-feira com bate-papo e sessão de autógrafos no Shopping Mueller, em Joinville.

É a estreia de Humberto como cronista: seus outros livros traziam temas que iam do futebol ("Meu Pequeno Gremista", de 2008, livro infantil sobre seu time do coração) à música ("Pra Ser Sincero - 123 Variações sobre um mesmo Tema", sobre a banda Engenheiros dos Hawaii), passando pela própria história ("Mapas do Acaso - 45 Variações sobre um mesmo Tema"). Agora, ele mistura memórias com reflexões sobre o mundo contemporâneo e que podem ir de assuntos do cotidiano, como cortes de cabelo, novidades tecnológicas na música ou até o vazamento das fotos íntimas da atriz Scarlet Johansson.

As crônicas de Humberto são construídas de acordo com a passagem de cada pensamento. Para isso, ele se vale de alguns instrumentos não muito comuns na literatura: no meio dos textos — ou nas "entrelinhas" — ele publica um asterisco com novas reflexões e lembranças que o pensamento inicial, com o qual abriu o texto, lhe causou.

Outros parênteses vêm em formato de "bah", gíria que o gaúcho não poupa toda vez que resolve falar mais diretamente com o leitor ou remeter à outros escritores. Ele lembra de Machado de Assis, William Blake e conterrâneos Moacyr Scliar e Mário Quintana para atestar suas posições ou, simplesmente, para fazer mais poesia.

Todos os textos tem a aparência e a leveza de posts produzidos para uma leitura rápida, já que foram adaptados do "BloGessinger". Ele criou a página no ano passado, depois do sucesso de seus primeiros livros. Ainda que não seja fã da internet - ele conta no livro que levou 16 semanas para encontrar o atalho para edição do blog - o escritor define a interação com os leitores virtuais que esperam a madrugada de terça por suas postagens "como se estivessem juntos, conversando em volta da fogueira".

Conhecido como o líder da banda de pop rock Engenheiros do Hawaii, Humberto tem aproveitado o tempo em que a banda vive um hiato - eles pararam de gravar em 2008 - para se dedicar à literatura. Nesse período, também tem se dedicado à Pouca Vogal, dupla que mantém com Duca Leindecker (líder e guitarrista da banda Cidadão Quem), que tem passagem prevista por Joinville em 13 de julho.

Antes disso, Humberto continua viajando para lançar "Nas Entrelinhas do Horizonte": na semana que vem, ele estará em Balneário Camboriú e em Florianópolis, com sessões de autógrafos nos dias 19 e 20 de junho, respectivamente.


AGENDE-SE


O QUÊ: happy art com lançamento do livro "Nas Entrelinhas do Horizonte", de Humberto Gessinger.
QUANDO: 14 de junho, às 19 horas.
ONDE: praça de Eventos do Shopping Mueller, com sessão de autógrafos na loja da Livrarias Curitiba.
QUANTO: gratuito. Para participar da sessão de autógrafos é necessário retirar senha antecipadamente na Livrarias Curitiba do Mueller.

A NOTÍCIA
Divulgação / Divulgação

Humbertp Gessinger fala sobre seu quarto livro em bate-papo
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.