Notícias

Itapema FM  | 13/06/2012 06h13min

John Mayer vai ao country e raízes em novo disco

Depois de polêmicas na vida pessoal, músico norte-americano volta inspirado em "Born and Raised"

Renê Müller  |  rene.muller@diario.com.br

Vistoso guitarrista e bom compositor pop, é lamentável que John Mayer tenha conseguido mais fama pelo romance controvertido com a atriz Jennifer Aniston, pela desastrada entrevista para a revista Playboy e pela canção Dear John, que a ex-namorada Taylor Swift compôs em "homenagem" ao artista após o fim do relacionamento dos dois.

Taylor não poupou palavras. "Você não acha que alguém de 19 anos é muito novo para sofrer com seus joguinhos escuros e distorcidos?", diz a letra da música - e Mayer se sentiu, como ele mesmo afirmou, "humilhado". A notícia consoladora é que as tempestades privadas renderam seu melhor álbum até agora.

Born and Raised, seu quinto disco, tem um pé grudado no deserto californiano, especialmente no soft country-rock nos anos 1970. Era o som que ecoava em Laurel Canyon naqueles tempos. Mayer nem havia nascido, mas conseguiu revisitar a época de maneira inspirada.

Não é um flerte novo: volta e meia Meyer dava uma rasante pelas raízes do som americano. Só que agora essa relação adquiriu foco, e a estrutura pop de suas composições são bem abraçadas por gaitas, órgão e violões. Em momentos como If I Ever Get Around to Living, ele se desloca até o rancho de Neil Young da era Harvest, passando, por fim pelas pradarias do grupo America. A faixa-título, em suas duas versões, embola o country polido com as facilidades do AOR Rock (o rock radiofônico dos seventies).

Letras como a de Walt Grace's Submarine Test, January 1967 flertam com a tradição narrativa do folk, mas, na maioria das faixas, a ideia é a introspecção, a busca de si mesmo. A mensagem otimista da letra de The Age of Worry é cantada em meio a tambores retumbantes e arranjo grandiloquente. A letra de amor rancheiro Something Like Olivia vem com um rhythm and blues peso leve.

Óbvio que ainda há muito de fácil e seguro, em grau capaz de assegurar que a base de seus fãs não vá fugir em desespero. Só que a gentileza, sinceridade e a produção caprichada de Don Was (o mesmo que produz os álbuns dos Rolling Stones) conseguiram tornar Born and Raised, pelo menos, num feliz desvio de percurso. E deixaram os recém-convertidos esperançosos por excelentes notícias também de seu trabalho futuro.

Born and Raised, de John Mayer, Sony Music, 12 faixas, R$ 24,90

Reprodução, Youtube / 

Violões, gaitas e órgão compõem as paisagens sonoras do álbum de John Mayer
Foto:  Reprodução, Youtube


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.