Notícias

Itapema FM  | 06/06/2012 05h13min

Coreógrafo alemão busca em Joinville bailarinos para grupo da Áustria

Peter Breuer permanece na cidade até quarta-feira

Parece pouco, mas os três dias que o alemão Peter Breuer passará na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, serão suficientes para ele cumprir dois importantes objetivos. O primeiro, e que o motivou a vir pela primeira vez ao Brasil, nesta semana, será completar o elenco de solistas de sua companhia na Áustria, o Ballet do Salzburg Landestheater, e ainda deixar uma nova montagem para o repertório da Cia. Jovem do Bolshoi.

A vinda de Peter pode ser o início de uma longa parceria entre Salzburg e a Escola do Bolshoi. Sua companhia, que já chegou a ter até quatro brasileiros, agora conta somente com Júnior Dimitre, do Rio de Janeiro. Conhecendo trabalho de nomes da sede russa no Brasil, Peter busca outros talentos brasileiros.

Ele chegou a dirigir Stephanine Ricciard, bailarina da Cia. Jovem contratada pela grupo do alemão em 2010 por um ano e meio; e, além disso, foi Peter quem convidou o pianista da escola Eduardo Boechat para compor a trilha do espetáculo "Elements", que atualmente está em cartaz na Áustria.

Paralelos aos ensaios com o elenco semiprofissional da instituição, Peter observa o desempenho dos alunos da 8ª série de balé clássico e dança contemporânea.

— Vim em busca de três garotos e talvez até duas garotas — afirma.

— E não acho que sairei sem encontrá-los — promete o diretor, que chegou na segunda-feira e ficará até quarta-feira em Joinville.

— Os brasileiros dançam bem, são bonitos, positivos e trabalham muito", elogia.

É esta "mão de obra" que Peter precisa para complementar seu elenco de 16 bailarinos solistas.

— Quero montar uma pequena comunidade de brasileiros na companhia. Não gosto de ter um grupo uniforme. Já tenho japoneses, russos, mas quero ter várias origens para representar minhas histórias — justifica.

Os bailarinos brasileiros convidados terão contrato de um ano com a Salzburg Ballet, companhia de perfil neoclássico, mas esse período pode ser estendido dependendo do desempenho dos brasileiros.

Como presente de agradecimento para a escola, Peter deixará para a Cia. Jovem um trecho de seu espetáculo "Beatles Tanzabend". O balé, composto por 31 músicas do quarteto londrino, foi recortado e para os brasileiros foi disposto a parte da trilha de "All You Need Is Love".

Peter tem mais de 40 coreografias montadas com sua companhia, e chegou a ganhar o prêmio de melhor versão do balé "Carmen".

Filho de pianista, Peter começou os estudos de balé aos 11 anos, e aos 17 já era solista da Opera Estatal de Baviera, de Munique. Dançou com grandes bailarinos como Makarova, Evdokimova, Gregory, Gielgud e Fulton. Em 1980 começou a coreografar e desde 1991 dirige o Ballet do Salzburg Landestheater, da Áustria.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.