Notícias

Itapema FM  | 05/06/2012 06h14min

Alunos da Capital terão contato com a literatura no cinema

Projeto da Academia Catarinense de Letras em parceria com o FAM faz homenagem ao diretor Nelson Pereira dos Santos

Renê Müller  |  rene.muller@diario.com.br

Sede nova e reformada, clima diferente, e até mesmo face diferente. É a versão 2012 da Academia Catarinense de Letras (ACL), que abre as portas para o público estudantil e promove, a partir do dia 11, programação em parceria com o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). Nela, a literatura vai ao encontro ao cinema.

A proposta é uma mostra-homenagem, apresentando filmes dirigidos pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos (o homenageado da próxima edição do FAM) e adaptados de obras de grandes autores brasileiros. Eles serão exibidos para alunos do Ensino Médio de escolas públicas da região central da cidade.

Nas tardes dos dias 11, 12 e 13 de junho, no auditório da ACL, serão apresentados, respectivamente, a comédia Azyllo Muito Louco (1969, adaptado de O Alienista, de Machado de Assis), e os dramas Vidas Secas (1962, do livro de Graciliano Ramos) e Tenda dos Milagres (1975, da obra de Jorge Amado). Às 19h, também nos dias 11, 12 e 13, serão apresentadas no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) as respectivas obras: Amuleto de Ogum (1973), Estrada da Vida (de 1979, com Milionário e José Rico) e Memórias do Cárcere (1983, também adaptado de Graciliano Ramos).

O coordenador do FAM, Antonio Celso dos Santos, explica que a proposta de homenagear Nelson Pereira começou quando o diretor esteve em Florianópolis, em 2008, filmando parte de A Luz do Tom - filme que será lançado nacionalmente na abertura do 16o FAM, dia 15.

- A partir dali, a ideia avançou. Nós sempre temos um homenageado na mostra. E também contou o fato do Nelson fazer parte da Academia Brasileira de Letras (ABL), e ter importante parte da sua obra baseada em nossa literatura - explica.

Foi daí que o contato entre Santos e o escritor Amilcar Neves - pouco antes deste último assumir uma cadeira na Academia Catarinense - deu corpo à ideia. Ao tornar-se membro da instituição, Neves levou a proposta à pauta. Ela foi aprovada pelos acadêmicos por aplausos.

- A mostra é uma forma de desmistificar o conceito tradicional de academia. As portas serão abertas para que o público conheça a instituição, esse é um ponto importante - destaca o presidente da ACL, Péricles Prade.

Algumas escolas foram convidadas pela organização para participarem, mas possíveis agendamentos podem ser propostos pelo telefone (48) 3028-0944 e pelo endereço eletrônico mostra.fam@gmail.com.

Edu cavalcanti / Agencia RBS

Celso dos Santos, do FAM, e Péricles Prade, presidente da Academia, acertam os detalhes da mostra de filmes
Foto:  Edu cavalcanti  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.