Notícias

Itapema FM  | 28/05/2012 15h13min

Wagner Moura sobe ao palco com Legião Urbana para tributo em São Paulo

A MTV transmite o especial ao vivo, na terça-feira, a partir das 20h

Gustavo Brigatti  |  gustavo.brigatti@zerohora.com.br

Renato Russo não estava brincando quando escolheu a frase Urbana Legio Omnia Vincit (Legião Urbana a tudo vence) como epigrama para os discos da banda. Mais de 15 anos após a morte de seu líder, o mais venerado grupo de rock do Brasil segue suscitando paixões e controvérsias.

Nesta terça e quarta-feira, a força de seu legado será novamente comprovada quando Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, acompanhados do ator Wagner Moura, subirem ao palco do Espaço das Américas, em São Paulo, para duas noites lotadas do projeto MTV ao Vivo _ Tributo à Legião Urbana.

O repertório da banda não é novidade para nenhum dos envolvidos. Dado e Bonfá, mesmo após o fim da Legião, o executam com frequência como convidados de outros grupos (como o Jota Quest, no último Planeta Atlântida) ou em shows especiais (com astros do rock nacional, como Dinho Ouro Preto e Pitty, no último Rock in Rio).

Já Moura, vocalista da banda Sua Mãe, foi credenciado a assumir o microfone de Renato Russo depois de cantar Tempo Perdido e Será, que integraram a trilha sonora dos filmes O Homem do Futuro e VIP'S, respectivamente. A ideia de colocar um ator popular no lugar do mitológico vocalista foi uma forma de reforçar o conceito do projeto mais como uma homenagem do que como uma tentativa de recriar a banda original _ insinuação que causa problemas com a família do cantor desde a sua morte, em 1996.

Giuliano Manfredini, 23 anos, filho de Renato e detentor legal do espólio do cantor, questionou desde o preço do ingresso (R$ 200) até o convite a Moura. Disse também que, no ano em que a Legião Urbana completaria 30 anos, o show da MTV estava ganhando mais destaque do que precisava.

Para evitar que o problema se agravasse, Bonfá ressalta que o show é um presente para os fãs, "a verdadeira Legião Urbana", segundo ele.

– O Wagner é um cara superespecial, talentoso e corajoso que dará a dimensão exata do que significam nossas canções no Brasil – diz.

Mesmo assim, o baterista não deixa de lamentar que a encrenca com o herdeiro do ex-vocalista possa impedir futuras ações, como o lançamento de um DVD do projeto:

– Cada vez que fizemos ou quisemos fazer algo, sofremos algum tipo de complicação de parte do espólio do Renato. Não temos condição de continuar a sofrer cada vez que queremos tocar uma obra que é nossa, e não só do Renato.

Veja Wagner Moura cantando Será, em Vips

E cantando Tempo Perdido com Alinne Moraes, em O Homem do Futuro

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.