Notícias

Itapema FM  | 10/05/2012 07h04min

Público interage com obras em exposição de Galvão Bertazzi emFlorianópolis

Mostra Incompatível Instável Puro estará exposta a partir desta quinta-feira na Cor Galeria

Rene Müller  |  rene.müller@diario.com.br

Galvão Bertazzi fez em agosto de 2010 a sua primeira exposição individual, chamada La Famiglia. Ela apresentava obras nas quais as figuras se destacavam muito. Havia uma força nas cores e nos traços, mas havia pouca elaboração nos desenhos.

Por isso, a segunda exposição do artista, Incompatível Instável Puro — que será aberta nesta quinta-feira, às 19h, na Cor Galeria —, traz características capazes de surpreender mesmo aqueles que acompanham há tempo seu trabalho.

Confira uma amostra da experiência sensorial da exposição



Ao todo, a mostra traz 17 quadros e dois painéis. São criações que trazem identidade diferente da que Galvão exibiu na exposição anterior, quando havia um maior diálogo com o lado ilustrador e quadrinista do artista goiano radicado na Ilha — não dá para esquecer que é de sua autoria uma das mais lidas tirinhas diárias do Diário Catarinense, Vida Besta.

Mas agora surge com mais clareza o Galvão desenhista, preocupado com formas e perspectivas, as figuras definidas dentro de um espaço definido. A diferença é perceptível. A superfície escolhida foi o papel fabriano, de vida quase eterna. Os desenhos foram feitos em giz ou carvão, sobre cores que desafiam até mesmo uma definição: adquirem uma densidade única, sob camadas e mais camadas de tinta acrílica. São cores "meio improváveis", como explica o artista, que na maior parte dos casos vem do escuro para o claro.

— Gosto do papel, da textura que ele adquire. Às vezes sinto que poderia ficar só nas cores, mas senti necessidade de riscar de primeira. Algumas obras fiz em menos de uma hora, outras demorei noites e noites para finalizar — explica.

O artista brinca com a nossa maneira dura de se comunicar e se entender. De "TePVuFutQideFuSiteNip" a "dVSEHIN", passando por "Neu KapVevafui Pneuwoisipefe": há inúmeras palavras escritas e listadas nas criações de Galvão, palavras difíceis de entender. Ele garante que sabe o que significam, mas não está nem um pouco a fim de abrir o jogo com o público.

— Para cada pessoa, a experiência é diferente. Gosto de saber que aquilo vai ter um significado subliminar, que varia de pessoa para pessoa — revela.

Música para os sentidos

A provocação aos sentidos não fica apenas no campo visual. Para apreciar os dois grandes painéis que integram a exposição, Galvão criou duas faixas musicais, que se são executadas em loop. Instrumentais, compostas e tocadas pelo próprio artista, criam dinâmicas inusitadas com as duas maiores obras que integram Incompatível Instável Puro — uma exposição que comprova a enorme capacidade de Galvão como criador, alguém que consegue dialogar com o acessível sem deixar de ser instigante.

DIÁRIO CATARINENSE
Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Autor da tirinha Vida Besta, publicada no Variedades, Galvão Bertazzi reúne 17 quadros de dois trabalhos de grande porte na mostra Incompatível Instável Puro
Foto:  Alvarélio Kurossu  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.