Notícias

Itapema FM  | 03/05/2012 09h28min

Cantora francesa L se apresenta em Florianópolis na próxima segunda-feira

Seu primeiro álbum, Initiale, foi apontado como uma das boas surpresas musicais de 2011

O passaporte pertence a Raphaele Lannadere, mas ela prefere ser chamada apenas de L. A cantora chega a Florianópolis trazendo na bagagem seu primeiro álbum, Initiale, apontado como uma das boas surpresas musicais de 2011 pela imprensa da França. O show faz parte da programação cultural da Aliança Francesa, que já trouxe para a cidade o samba-chanson do parisiense Nicola Son, e, também em maio, promove a exposição do mestre da fotografia Marc Riboud.

 

A trajetória de L começou em 2008, com a gravação de seis músicas. Uma delas, Petite (revisitada em Initiale), abriu-lhe as portas para participações em festivais, colheu elogios da crítica e despertou a curiosidade do público a respeito de seu nome artístico. “É a inicial de meu sobrenome, a marca da feminilidade (‘elle’) e muitas outras coisas”, tentou explicar Raphaele, insinuando as diversas histórias tramadas por trás de uma simples letra.

 

Sua estreia em disco reflete bem essa variedade de alternativas. As palavras, cultivadas por L desde que, adolescente, descobriu a verve de conterrâneos como Bataille, Artaud ou Genet, são muito mais valorizadas agora, aos seus 31 anos de idade. “Passei a sentir prazer em escrever quando me dei conta de que eu podia me distanciar de mim mesma”, conta. Texto rabiscado, ela senta ao piano e busca como dizer cada verso, como gostaria de ouvi-los.

 

Initiale mostra que o processo funcionou, apesar de a cantora não ter formação musical. “Não estudei, minha abordagem dos instrumentos é intuitiva, não convencional, mas preciso ir até o fim das minhas ideias”, garante. No estúdio, suas composições ganharam uma roupagem que dialoga com rock, pop e eletrônica, executada pela pianista Donia Berriri e o violoncelista Julien Lefèvre, também seus parceiros de palco.

 

Assim, L sonha alto em seu quarto (Je fume, Mescaline) enquanto vaga à deriva no cair da noite pelo coração das cidades (Château Rouge, Romane, Série Noire). Do torpor, emerge apenas para deixar-se levar de corpo e alma pelos braços da nostalgia (Les Corbeaux), de uma habanera doce-amarga (Mes lèvres) ou de uma melodia ritmada (Jalouse). A intenção confessa era reproduzir uma “tonalidade noturna, entre veludo preto e claridade estelar”. Tudo indica que conseguiu.

 

Serviço

L (Raphaele Lannadere) - Musiques Actuelles
Data: 7 de maio (segunda-feira)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Rua Marechal Guilherme 26, Centro
Horário: 20h30min
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Descontos de 50% para estudantes, idosos e professores rede pública, 50% para alunos da Aliança Francesa e 50% para titular e acompanhante do Clube do Assinante DC
Pontos de venda: Bilheteria TAC e Aliança Francesa (apenas inteira e alunos)
Informações: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br
Realização: Aliança Francesa Florianópolis
Patrocínio: Tractebel Energia.
Apoio: Incentive Cultura e Neto Eventos
Promoção: Rádio Itapema

ITAPEMA FM
Divulgação / clicRBS

Raphaele Lannadere é o nome completo da cantora, que prefere ser chamada apenas de L
Foto:  Divulgação  /  clicRBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.