Notícias

Itapema FM  | 30/04/2012 17h14min

A mistura fina da banda Alabama Shakes

Grupo ultrapassou Adele em listas independentes de mais vendidos nos EUA

Gustavo Brigatti  |  gustavo.brigatti@zerohora.com.br

Guarde este nome: Alabama Shakes. A banda foi formada em 2009 em Athens (cidadezinha com 20 mil habitantes no Estado do Alabama), mal lançou seu primeiro disco e já é considerada uma das promessas concretizadas do ano. Boys & Girls, o álbum de estreia do quarteto formado pelos músicos Heath

Fogg (guitarra), Zac Cockrell (baixo), Steve Johnson (bateria) e Brittany Howard (vocal e guitarra), ultrapassou Adele em listas independentes de mais vendidos nos EUA e agora aparece em sexto nas paradas de sucesso oficiais no Reino Unido.

Os Alabama já passaram por todos os programas de TV que interessam (Conan O'Brien, David Latterman, Jools Holland), foram convidados para abrir os primeiros shows da nova turnês de Jack White (ao mesmo tempo em que os ingressos para seus próprios espetáculos se esgotaram rapidamente) e confirmaram participação nos principais festivais de verão nos EUA e Europa.

Uma das razões é a mistura matadora de rock clássico (muito Led Zeppelin, muito Lynyrd Skynyrd) com soul e R&B (muito Otis Redding, muito James Brown). Atualmente, talvez apenas os

Black Keys façam mix semelhante e com tanta categoria e – sem nenhum demérito – apelo pop. Porém, os Keys não contam com o poder de uma vocalista do quilate de Brittany, talvez o maior trunfo dos Alabamas.

A cantora de 23 anos, que estudava psicologia e trabalhava nos correios antes de virar um estrela do rock, é uma usina de sentimento e faz o que quer com sua voz. Grita como se não houvesse amanhã (Be Mine), estica notas com segurança (Hold On) e emula divas dos anos 1950 (I Ain't the Same, You Ain't Alone). E, para as viúvas, chega a soar como uma Amy Winehouse saudável em I Found You, uma das melhores faixas do disco.

Se o conteúdo das letras é aquela velha e boa lavação de roupa suja amorosa, a persona poética de Brittany chora em pé. A carta de intenções está logo na primeira linha da faixa de abertura, Hold on: "Abençoe meu coração / Abençoe a minha alma / Não imaginava que eu tinha que fazer isso aos 22 anos / Mas deve haver alguém lá em cima dizendo: vamos lá Brittany / você tem que ir pra cima / você tem que segurar as pontas".

SERVIÇO

Boys & Girls
Alabama Shakes
11 faixas, rock
ATO Records
R$ 49,90 (importado)

ZERO HORA
Autumn de Wilde / Divulgação

O quarteto Alabama Shakes vem com tudo em 2012
Foto:  Autumn de Wilde  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.