Notícias

 | 28/04/2012 11h02min

Celebração do Dia da Dança em Joinville mostra que movimento é para todos

Alunos da Apae e do Centro de Atenção Psicossocial estiveram na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil

Maicon de Oliveira, 23 anos, tem síndrome de Down. Mas isso é só um detalhe, porque o que vamos contar aqui é como Maicon tem habilidade com a dança. De um lado para outro, com os braços ora erguidos ora abaixados, ele se movia na sala de aula. A professora de dança contemporânea, Erika Rosendo, dava os comandos, e Maicon obedecia com disciplina.

GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens do Dia da Dança em Joinville

Todo mundo pulando, ela dizia, e ele, sem contestar, pulava. Todo mundo girando, completava, e Maicon começava a girar. Entre um passo e outro, o aluno abria um sorriso. Junto com os outros colegas, os novos bailarinos, Maicon entrava na dança e na brincadeira. Todo mundo forma uma fila e é hora de siga o mestre.

O primeiro faz um movimento e os outros, dançando, seguem. Na vez de Maicon improvar, todos batendo na palma da mão. Alguém ainda lembra qual mesmo é deficiência de Maicon? Ele não. Nem os outros colegas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) que estiveram na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil na sexta-feira.

Estas foram as primeiras manifestações em Joinville para celebrar o Dia da Dança, comemorado mundialmente amanhã. A escola recebeu cerca de 300 pessoas de todos os lugares com um só objetivo: mostrar que a dança é acessível para todos. Em outra sala da escola, quem dançava eram os alunos da Apae e do Caps.

Em outra, crianças e adultos se esticavam para aprender os passos de balé clássico, ensinados pelo professor Dimitry Afanasyev. Uma russa, uma colombiana e vários joinvilenses formavam a turma. No outro espaço, o pianista tocava para acompanhar a turma de idosos e, ao lado, eram os pequenos que ensaiavam. A manhã de atividades encerrou com atletas.

O Centro Esportivo para Pessoas Especiais lotou uma das salas do Bolshoi e não poupou esforço e vontade para aprender a dançar. No grupo tinha lugar para todo mundo: a turma da natação, do atletismo, da bocha, e do basquete de rodas. Vitor Cidral Cambruzzi, 11 anos, aluno de natação e basquete do Cepinho e um dos mais empolgados com a aula, explicou à sua maneira o que a dança faz: "não tem palavras, é muito legal!"

Em Joinville, a comemoração da dança ocorre também neste sábado com o Dança Joinville, no Teatro Juarez Machado, a partir das 20 horas. Serão 13 grupos que abordam diferentes gêneros da dança, como as danças urbanas, a contemporânea, as danças populares e a dança de salão. Os interessados podem adquirir os ingressos na Escola de Música Arte Maior ou no www. tickecenter.com.br.     

O QUÊ: Dança Joinville.
QUANDO: neste sábado, às 20 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado, av. José Vieira, 315, no Centreventos Cau Hansen.
QUANTO: ingressos a R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia) à venda na Escola de Música Arte Maior e no www.ticketcenter.com.br.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.