Notícias

Itapema FM  | 11/04/2012 06h10min

Exposição "Shift Age" em Joinville analisa o momento histórico mundial

Ilustrador Valter Hamagushi e o artista visual Mathias Takahashi lançam mostra na quinta-feira, que segue até 31 de abril

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Antes de fazer perguntas ao Google, a quem você fazia? Sem o celular, como você encontrava as pessoas? Quando a internet não existia, você sabia tudo o que queria - e pouco sobre o que não interessava?

Com o mundo passando por mudanças tão aceleradas, o ilustrador Valter Hamagushi e o artista visual Mathias Takahashi resolveram discutir a nova era nas obras da exposição "Shift Age", que abre na quinta-feira na loja Moobil Móveis Descolados.

O trabalho foi pensado em equipe e contou com a participação da designer Ana Carolina Carvalho, o produtor musical Rafael Gonçalves, o curador Rodrigo Domingos e com a captação de imagens de Muriel Szym.

O tema principal da exposição foi ideia do arquiteto Fabricio Dobner, dono da Moobil, que encomendou a exposição com apenas um pedido: que trabalhasse com o conceito de Pop Art.

— O Fabricio conheceu os meus outros trabalhos e achou que era legal se eu fizesse alguma coisa de Pop Art —, conta Valter, que no ano passado lançou as exposições "Prato Feito" e "Colagens Insanas", que tinham como inspiração a linguagem underground.

Valter e Mathias não queriam, no entanto, cair no velho clichê - falou em Pop Art, surge instantaneamente Andy Warhol. Em reunião com Muriel, Ana Carolina, Rafael e Rodrigo, os artistas começaram a pensar em outras referência para o projeto.

— Nós queríamos um tema atual e não algo muito 'batido' —, afirma Valter.

Então as ideias foram surgindo: imagens de ícones como Dercy Gonçalves, Carmem Miranda e Mussum, que voltaram à moda com a nostalgia, chegaram a ser cogitados, mas Mathias tinha uma referência extremamente nova no Brasil.

No ano passado, o pesquisador David Houle esteve em Joinville e passou pela empresa em que Mathias trabalha para implantar uma nova teoria, a do Shift Age. O conceito trabalha com questões como as expostas no início da matéria, como o impacto da rápida e radical aceleração das transformações no mundo atual.

Houle afirma que, depois da Era da Informação (período posterior à Era Industrial que, segundo os teóricos, teria começado em meados do século 20), estamos prestes a ingressar na Era da Mudança - uma dos mais significativas para a história da humanidade.

Na exposição de Mathias e Valter, colagens e cores representam esse momento: máscaras são as únicas ilustrações do projeto e representam o filtro que as pessoas precisam criar para absorver as mudanças.

— Hoje, mesmo que você não queria receber determinada informação, você acabará tendo acesso a ela e a todas as outras: vai receber por e-mail, ou ler num site, ou um amigo postará em uma rede social —, avalia o ilustrador.

As três forças do "Shift Age" são representadas na exposição pelas gravuras. O "Fluxo  Global"  é retratado nos quadros que se utilizam do mosaico, o "Fluxo para o individual" é cada pedaço de papel utilizado para fazer o mosaico e a "Aceleração Eletrônica" é retratada pelas linhas conectadas.

Anexo: confira o teaser da exposição

SERVIÇO
O QUÊ: lançamento da exposição "SHIFT AGE" de Mathias Takahashi e Valter Hamagushi.
QUANDO: 12 de abril, às 20 horas (somente para convidados). A exposição estará aberta ao público a partir de sexta-feira, 13 de abril até 31 de abril, das 9 às 19 horas.
QUANTO: gratuito.
ONDE: MOOBIL Mobília Descolada, na rua Rio Grande do Sul , 165, Anita Garibaldi.

 

 

A NOTÍCIA
Ana Carolina Carvalho / Divulgação

As três forças do "Shift Age" são representadas na exposição pelas gravuras
Foto:  Ana Carolina Carvalho  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.