Notícias

Itapema FM  | 10/04/2012 06h10min

Feira do Livro de Joinville reunirá atrações de todos os segmentos artísticos

9ª edição do evento, que começa na quinta-feira, promete muito mais do que lançamentos literários

Na quinta-feira, quando a 9ª Feira do Livro de Joinville estiver começando, o visitante tem diversos caminhos para seguir. Ele pode ser levado pela música, atraído pelo vídeo ou chamado pelos atores das peças teatrais - e pode, claro, acompanhar os lançamentos de livros, as palestras de escritores ou, simplesmente, comprar livros. Este ano, mais do que nunca, a Feira do Livro de Joinville está aberta para todas as vertentes culturais, com uma programação recheada de atrações diferentes que, se nem sempre remetem à leitura, estão definitivamente dentro do tema deste ano. O tema principal, batizado de "A Literatura e a Cidade", tem como tema transversal a educação e a cultura.

— Queremos trazer todas as artes para a feira —, afirma a presidente do Instituto Feira do Livro, Sueli Brandão.

Essa prática já ocorria em outras edições do evento, que começou na Praça Nereu Ramos e foi transferido para o Expocentro Edmundo Dowbrawa no ano passado, garantindo maior opção de atividades. A variedade de eventos culturais já existia, mas foi crescendo de forma gradativa nos últimos anos.

— Antes não tínhamos recursos nem estrutura para oferecer aos artistas. Agora podemos ser mais arrojados, até porque a experiência acumulada nos garantiu mais segurança para fazer a programação deste ano —, avalia Sueli.

Nos últimos meses, a equipe do Instituto Feira do Livro visitou outros eventos culturais, inclusive a Feira do Livro de Frankfurt e se inspirou para trazer elementos de outros lugares para Joinville, os adequando à realidade da cidade.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, o incentivo ao formato veio do entendimento de que o livro deveria ser o centro do evento, mas que o evento deve propiciar uma vivência cultural ao público.

— Entendemos que era preciso oportunizar as várias leituras de mundo ao visitante. A feira não pode ser encarada apenas como um comércio —, analisa Silvestre.

A Prefeitura de Joinville, representada pela Fundação Cultural e pela Secretaria da Educação, são realizadoras do projeto ao lado do Instituto Feira do Livro, e promove também algumas das atividades da feira.

— Além disso, muitas atividades foram possibilitadas pelo Sistema Municipal de Cultura —, salienta Silvestre, referindo-se aos livros e curtas-metragens que terão lançamento na feira e foram produzidos com o incentivo do edital do Simdec. O Sesc Joinville entra no evento como parceiro e sede suas salas para as exibições de filmes e organização de atividades educativas.

A NOTÍCIA
Augusto Gonçalves,divulgação / Augusto Gonçalves,divulgação

A organizadora do evento, Sueli Brandão, ressalta a multiplicidade de atrações da feira
Foto:  Augusto Gonçalves,divulgação  /  Augusto Gonçalves,divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

14/02/2012 06h10min
9ª Feira do Livro de Joinville tem lançamento oficial nesta terça com o tema Cultura e Educação
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.