Notícias

Itapema FM  | 21/12/2010 08h22min

Acústicos & Valvulados lançam um de seus melhores álbuns

LUÍS BISSIGO

Prestes a completar 20 anos de estrada, os Acústicos & Valvulados acabam de lançar um de seus melhores álbuns – possivelmente o melhor. Grande Presença! está nas lojas em CD e vinil e flagra a volta da banda ao lado mais elétrico do rock, sem economia de energia nem de melodia.

Sempre pautada pela combinação entre sutileza melódica e pegada roqueira, a banda gaúcha eventualmente se voltava para uma ou outra dessas vertentes em seus discos. Depois de começar o novo milênio em volume alto com Acústicos & Valvulados (2001) e Creme Dental Rock ‘n’ Roll (2003), o grupo investiu mais nas canções em Esse Som me Faz Tão Bem (2005) e assumiu os violões no Acústico, ao Vivo e a Cores gravado no inverno de 2006. Depois da turnê desplugada, a fome pelas guitarras foi natural, e a eletricidade dos shows transbordou para as novas músicas que foram surgindo.

E também para o momento da gravação. O baterista e compositor Paulo James lembra que, escrito o novo repertório, bastou um ensaio para a banda decidir ir direto para o estúdio – onde realmente foram definidos os detalhes das canções e onde as bases de bateria, baixo e guitarras foram gravadas ao vivo.

– Foi de propósito – explica James. – Algumas coisas estão fora do metrônomo (dispositivo que marca o andamento exato de cada canção). Poderíamos fazer um disco editadinho, redondinho, mas queríamos dizer que isso não é uma obrigação. Fizemos outra escolha. É para soar tosco.

A tática funcionou bem. Nas 11 músicas de Grande Presença!, ficam evidentes a energia e o entrosamento do time – especialmente quando o clima remete ao rockabilly dos primeiros tempos da banda, como no single O Truque Já Aconteceu e em O Rei Caiu e Sai do Sério. Outros bons rocks são Agora!, Você Não Vai Gostar e a stoneana Para de Chorar, com canja do guitarrista Fernando Noronha. O toque folk aparece mais em Céu da Noite, bem parecida com o hit Fim de Tarde com Você.

No geral, o novo disco confirma a curva ascendente vivida pelos A&V desde as mudanças na formação – no disco de 2005, estrearam o baixista Diego Lopes e o guitarrista Daniel Mossmann (também da Pata de Elefante), e o pianista Luciano Leães entrou durante a turnê do Acústico. O sexteto, completo com o frontman Rafael Malenotti e com o guitarrista Alexandre Móica, agora também decide seus rumos de forma independente: a própria banda produziu o novo álbum e os clipes de O Truque Já Aconteceu e Você Não Vai Gostar. E foi ideia do grupo lançar uma tiragem limitada de Grande Presença! em vinil – mais um truque certeiro.

– Temos vendido vinis depois dos shows, até. Tá divertido. Estamos fazendo festa com isso também – comemora James.

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.