Notícias

 | 28/04/2008 11h59min

Galpão do Cidadela Cultural Antarctica de Joinville desaba

Acidente aconteceu na madrugada de sábado; ninguém ficou ferido

Atualizada em 29/04/2008 às 08h16min Rodrigo Schwarz  |  rodrigo.schwarz@an.com.br

Na madrugada de sábado, uma das casas que fica na Cidadela Cultural Antarctica desabou. A chamada "casa de força", local onde era centralizado todas as caixas de energia elétrica da antiga cervejaria, estava desativada e, por conta disso, ninguém ficou ferido na hora do acidente.

A casa de força fica ao lado da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj). Conforme a coordenadora do espaço cultural, Isa d'Nardo, ainda não foi definido o que será feito no local. Nesta segunda-feira, a diretoria da cidadela irá se reunir para tratar sobre o assunto.

— As pessoas não precisam se preocupar porque os locais onde há o teatro, o anexo 1 e 2 e também a associação, foram reformados — disse Isa.

A artista plástica Sonia Rosa, presidente da Aaplaj, esteve sábado no local, para participar de um oficina de pintura.

— Ao chegar, o guarda me alertou sobre o desmoronamento do telhado do galpão, e que a parede estava prestes a cair. Havia uma faixa de isolamento. Durante a oficina, logo a seguir, ouvimos um rumor horrível, e corremos apavorados. O resto do prédio desabou, pendendo para o lado em que estávamos — contou.

A Cidadela é administrada pela Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), mas parte do local é ocupada pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ). A Conurb aponta que o galpão que desmoronou é de responsabilidade da fundação.

O diretor da FCJ, Charles Narloch, disse que já foi encaminhado à prefeitura um pedido para que seja apurado os motivos do desabamento, e se há necessidade para que outros galpões sejam evacuados.

A Cidadela

O local foi construído em 1942, para sediar a Cervejaria Catarinense, comprada pela Antarctica na década de 1960. Com o fechamento da unidade da Antarctica em Joinville, a Prefeitura comprou o espaço em 2001, por R$ 2,1 milhões.

AN.COM.BR
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.