| 26/10/2005 12h17min
Aproximadamente 50 soldados da Brigada Militar monitoram a empresa Standard Logística e Distribuição em Esteio. De acordo com o tenente-coronel Jorge Tatsch, o Batalhão de Operações Especiais (BOE) está preparado para agir caso tenha que cumprir a reintegração de posse.
A empresa foi invadida nesta madrugada por integrantes da Via Campesina e reúne o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Desempregados e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A BM estima que 1,5 mil pessoas estejam no o local. O objetivo do protesto é reivindicar medidas favoráveis aos produtores de leite.
Os manifestantes escolheram a empresa por ela ser responsável pela distribuição de produtos laticínios de várias marcas para todo o Rio Grande do Sul. Uma comissão ligada a Via Campesina, representando os pequenos produtores, pede uma reunião em Porto Alegre com Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura e empresas de laticínio.
Para o governo federal, será pedido o fim das importações do leite. Os pequenos produtores reclamam também do valor que recebem pelo litro do leite. O movimento vai pedir às empresas que aumentem os atuais R$ 0,35 em 50%.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.