| 13/10/2005 09h57min
O dólar à vista abriu em alta de 1,84% nesta quinta, dia 13, cotado a R$ 2,273 na compra e R$ 2,275 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em queda e o risco-país sobe 10 pontos, para 391 pontos centesimais.
No mercado financeiro brasileiro, o dia inicia com a repercussão de boas e más notícias. A boa nova é a decisão da agência classificadora de risco Moody's de elevar o rating do Brasil. A medida já era esperada, e por isso não gera euforia no mercado. Na terça, dia 11, a Fitch já havia elevado a perspectiva de rating do país.
A má notícia é que o mercado internacional voltou a especular com a possibilidade de aumentos de juros maiores nos Estados Unidos. Com isso, há novamente um movimento de aversão ao risco e os títulos de países emergentes têm fortes perdas.
A situação se agrava com a descoberta do vírus da gripe aviária na Turquia. Os papéis turcos são os que mais caem no mercado internacional. No Brasil, o surgimento de foco da febre aftosa leva países a suspender a importação de carne brasileira.
No cenário interno, o destaque é a aceleração do IPC-Fipe, que ficou em 0,59% na primeira quadrissemana de outubro. A taxa anterior era de 0,44%. Mais uma vez, a inflação foi puxada pelo setor de transportes, que reflete o aumento dos preços dos combustíveis.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.