| 13/09/2005 17h35min
Em meio a um grande tumulto, cinco partidos protocolocaram hoje o pedido de cassação do mandato do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que encaminhará o pedido para ser numerado pela Mesa da Câmara nesta quarta e, assim que recebê-lo de volta, nomeará o relator.
Se Severino tentar protelar a abertura do processo e a representação não voltar para o Conselho em duas sessões, Ricardo Izar disse que fará a nomeação do relator e abrirá o processo imediatamente. Hoje, Severino sequer abriu o painel de votação da Câmara, essencial para que a sessão seja considerada aberta.
Assinam a representação os presidentes do PDT, Carlos Lupi, do PPS, Roberto Freire, do PV, José Luiz Pena, e do PFL, Jorge Bornhausen. Pelo PSDB, assina como procurador o advogado Rofoldo Machado Moura, para evitar questionamentos, já que o presidente do partido, senador Eduardo Azeredo (MG), também é investigado por receber dinheiro do esquema de Marcos Valério. Os deputados Moreira Franco (PMDB-RJ) e Geddel Vieira (PMDB-BA) fizeram questão de demonstrar seu apoio à representação, mas o presidente do partido, Michel Temer, não assinou.
O bloco de esquerda do PT também apoiou informalmente a representação, assim como o PSOL, que, por ainda não ter o registro na Justiça Eleitoral, não pode encaminhar pedidos desse tipo.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.