| 19/08/2005 12h50min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou nesta sexta, em Campinas, preocupação com a destinação de recursos para o orçamento de 2006, último ano de seu mandato. Em rápido discurso durante visita ao laboratório Sincrotron, especializado em programas de nanotecnologia, o presidente disse esperar que Deus ilumine o governo na hora definir o orçamento.
– É semana de orçamento. Vocês não sabem, mas é como ser um técnico de futebol escalando um time, quando a metade desse time está contundida. Ou seja, são poucos jogadores e estamos numa situação para ver se nesse final de semana Deus nos ilumina para arrumar o nosso orçamento, disse Lula, num discurso em que destacou iniciativas positivas do governo, principalmente na área de educação.
Além disso, Lula declarou que o Brasil não pode mais ser apenas uma nação exportadora de produtos in natura.
– Poderosos são aqueles que detêm conhecimento técnico e científico. São os países mais capazes de decidir o seu destino, soberanamente defender seus interesses nas mesas de negociações internacionais e de melhor buscar a justiça social – afirmou o presidente no lançamento do Programa Nacional de Nanotecnologia e Nanociência no Laboratório Nacional de Luz.
Segundo Lula, o governo federal tem investido em projetos para a inovação tecnológica. Como exemplos, ele citou a reforma universitária e a criação de 32 extensões de ensino superior nas regiões mais carentes do país.
O Programa Nacional de Nanotecnologia visa a elaborar produtos que fortaleçam as redes de pesquisa científica do país. Serão investidos R$ 71 milhões neste ano. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, os recursos serão destinados a projetos de jovens pesquisadores e implantação de grandes laboratórios.
AGÊNCIA O GLOBO E AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.