| 16/08/2005 23h07min
O Brasil está propondo a criação do Centro de Meteorologia do Mercosul que desenvolverá pesquisas sobre os efeitos do clima na agricultura, na flora, na fauna e no cotidiano das pessoas.
Com sede no Uruguai, o centro utilizará equipamentos e acadêmicos das instituições de Ensino Superior federais do Rio Grande do Sul, além da Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile.
Segundo o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan, a idéia é aproveitar o conhecimento técnico e os recursos disponíveis em cada país para desenvolver estudos que possam prever mudanças climatológicas que tragam prejuízos à região.
Ele participou de reunião com o chefe da Casa Civil gaúcho, Alberto de Oliveira, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Kalil Sehbe, e representantes da Defesa Civil, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e de instituições de Ensino Superior.
Acadêmicos e
equipamentos das universidades gaúchas contribuirão para o
desenvolvimento das pesquisas.
O MEC está oferecendo R$ 1 milhão para investir neste projeto no ano que vem. Conforme Maculan, a intenção é encerrar a fase do projeto até o fim deste ano e desenvolvê-lo em 2006.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.