| 06/06/2005 13h39min
O PT pode ir até a Justiça para rebater as acusações do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), sobre uma suposta mesada paga a parlamentares em troca de apoio em votações no Congresso. O presidente do PT, José Genoino, porém, acredita que o governo e a própria Câmara dos Deputados têm instrumentos para apurar as denúncias e punir os envolvidos.
– O PT vai se defender em primeiro lugar através desta nota, em segundo lugar através das investigações. E, se for necessário, para a gente se defender, vamos até a Justiça – disse Genoino a jornalistas na sede do partido em São Paulo, após reunião da executiva do PT.
Participaram da reunião, entre outros, o secretário-geral do partido, Silvio Pereira, e o tesoureiro, Delúbio Soares. Mais cedo, o PT soltou uma nota na qual já negava as acusações do petebista. Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, Jefferson afirma que Delúbio pagava uma mesada de 30 mil reais a parlamentares do PP e do PL em troca de apoio. Ainda segundo Jefferson, o pagamento só teria sido suspenso quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou conhecimento.
Apesar das novas denúncias, Genoino voltou a rejeitar a necessidade da CPI criada para investigar um suposto esquema de propinas nos Correios, envolvendo Jefferson. Para o presidente do PT, a CPI dos Correios é apenas "eficiente do ponto de vista político, na medida em que ela é uma agenda da oposição para atacar o governo".
– Nós continuamos acreditando, temos fatos e provas para isso, que as investigações que estão se processando pela Polícia Federal, Ministério Público, Corregedoria Geral da União e outras instituições vão ser mais rápidas e mais eficazes – disse Genoino.
Sobre as declarações de Jefferson à Folha, Genoino destacou que o governo tem, por meio de seus instrumentos, "formas e meios para investigá-las", assim como a Câmara. Mas ele não quis comentar se seria necessário que a Corregedoria da Câmara desse início às investigações.
– Essa é uma tarefa que compete ao presidente da Câmara – disse Genoino.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.