Notícias

 | 13/02/2005 11h45min

Lula parte neste domingo para viagem a três países da América do Sul

Presidente visitará a Venezuela, Guiana e Suriname

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no final da tarde deste domingo, dia 13, para a Venezuela. Em Caracas, capital do país, ele deve assinar acordos de cooperação com o governo venezuelano nas áreas de mineração, petróleo, energia e infra-estrutura. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, a viagem de Lula ao país tem como objetivo a construção de uma aliança estratégica entre Brasil e Venezuela, que é vista pelo governo brasileiro como um ponto importante na integração comercial entre os dois países.

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, informou que esses acordos foram negociados há algum tempo, mas só nos últimos 15 dias é que tudo ficou acertado para que fossem assinados nesta visita.

– Esses acordos são de caráter estratégico com a Venezuela. Nós queremos fazer deles um paradigma para outros acordos na região – disse Marco Aurélio Garcia.

Acompanham Lula um grupo de executivos brasileiros representando empresas de médio e grande portes, entre as quais Vale do Rio Doce, Odebrecht, Embraer, Camargo Correa e Petrobrás. Segundo o Itamaraty, a comitiva empresarial tem como objetivo negociar e fechar acordos comerciais nas áreas de infra-estrutura, energia elétrica, exploração de petróleo e gás, siderurgia, telecomunicações, mineração, pesca, aeronáutica e agroindústria.

Depois da Venezuela o presidente brasileiro segue para a Guiana e o Suriname. Lula desembarca na cidade de Georgetown, capital da Guiana, ainda na noite de segunda, dia 14. No dia seguinte se reúne com o presidente Jagdeo. Na pauta do encontro, segundo o Itamaraty, a cooperação bilateral nas áreas de saúde, educação, pesquisa agrícola, combate aos ilícitos transnacionais e outras questões da agenda regional e internacionail. Ainda em Georgetown Lula deve fazer um discurso na sessão especial da Assembléia Nacional da Guiana. Também receberá as chaves da cidade em cerimônia na prefeitura local.

A última escala do presidente será em Paramaribo, capital do Suriname, onde chega na quarta, dia 16, para participar da abertura da 16ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), bloco de cooperação econômica e política dos países do Caribe. Segundo o assessor para Assuntos Internacionais do governo, Marco Aurélio Garcia, a importância desta reunião para o Brasil está no sentido de que o Caricom é uma organização que articula os países do Caribe. O presidente Lula aproveita a oportunidade também para retribuir a visita que o presidente surinamês fez ao Brasil.

Nas três visitas Lula pretende buscar a adesão dos países caribenhos ao acordo de integração comercial entre Mercosul e Comunidade Andina. O acordo, assinado em outubro de 2004 e em vigor desde o dia 1º deste mês, é apontado pelo Itamaraty como um passo histórico e decisivo na conformação da chamada Comunidade Sul-americana de Nações.

As informações são da Agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.