| 12/02/2005 11h52min
O chanceler venezuelano, Ali Rodriguez Araque, confirmou que Brasil e Venezuela vão assinar um acordo que amplia a cooperação entre as estatais de petróleo dos dois países. Um dos objetivos é a exploração conjunta do recurso mineral pela Petrobras e a Empresa Venezuelana de Petróleo (PDVSA).
A parceria também ocorrerá no refino, petroquímica e na produção de etanol e biodiesel. O anúncio foi feito após uma reunião entre Araque e o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, nesta sexta, 11.
Outro acordo previsto é no setor de infra-estrutura. Segundo Araque, o Brasil deve auxiliar a Venezuela a construir um projeto de irrigação localizado na capital, Caracas. O chanceler evitou comentar outras possíveis parcerias bilaterais.
Os termos de cooperação serão assinados pelos presidentes Luíz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez na próxima segunda, em Caracas. As parcerias no setor de energia já vem sendo firmadas por Brasil e Venezuela. Em 2004, os dois países assinaram acordo para compartilhar especialização técnica e aumentar investimentos. Na ocasião, os ministros de Minas e Energia dos dois países também formaram uma comissão para analisar propostas de ações conjuntas entre a PDVSA e a Petrobras.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.