| 13/01/2005 10h00min
Em novembro, os indicadores da indústria de Santa Catarina foram amplamente positivos, segundo pesquisa divulgada nesta quinta, dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento da produção teve alta de 12,1% em relação a novembro de 2003, resultado acima da média nacional (8,1%) e o décimo resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação. Os indicadores para períodos mais abrangentes, também se mantiveram positivos: 11,1% no acumulado no ano e 9,9% nos últimos doze meses.
Nacionalmente, além do índice de crescimento de 8,1% na produção industrial, o país também apresentou, pelo quarto mês consecutivo, expansão em todos os locais investigados, segundo as diferentes comparações.
Em Santa Catarina, oito dos onze ramos industriais pesquisados obtiveram aumento na produção. O principal destaque foi o setor de veículos automotores (151,7%), pressionado, em grande parte, tanto por uma base de comparação deprimida como pelo aumento na demanda por carrocerias para caminhões e ônibus. Outro destaque positivo foi na indústria de alimentos (17%), em virtude da maior demanda externa por carnes e miudezas de aves. Também obtiveram bons resultados as indústrias têxtil (12,8%) e de máquinas e equipamentos (9,3%).
Dentre os três ramos industriais que reduziram a produção, vestuário (-9,2%), influenciado por vestuários de malha, responde pela influência negativa mais significativa.
No acumulado do ano, nove setores apresentaram resultados positivos. A indústria de máquinas e equipamentos, com crescimento de 13,9%, foi a que apresentou melhor desempenho.
Os setores que tiveram queda na produção foram os de minerais não-metálicos (-4,8%) e vestuário (-2,4%). Tais ramos foram influenciados pela queda na produção de ladrilhos e placas de cerâmica e camisas para uso masculino, respectivamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.