Notícias

 | 22/11/2008 21h18min

Portuguesa apenas empata com o Goiás e se complica

Paulistas criaram mais, mas não conseguiram abrir o marcador

A Portuguesa pode ter definido sua queda à Série B neste sábado à noite, no Canindé. Jogando em casa, o time paulista perdeu inúmeras chances de gol e não conseguiu abrir o placar, mesmo pressionando do início ao fim. O Goiás segurou o empate por 0 a 0 e somou mais um ponto no Brasileirão.

O resultado deixou a Lusa em situação muito complicada na tabela, precisando vencer seus últimos dois jogos e torcer contra os adversários diretos na luta contra o rebaixamento. A equipe soma 37 pontos, e está na vice-lanterna, a três pontos do Náutico, primeiro time fora da degola, e que ainda não jogou nesta 36ª rodada. A Portuguesa ainda enfrenta o Sport, em casa, e o Cruzeiro, fora.

O Goiás, que não tinha nada a perder, acabou confirmando a vaga na Copa Sul-Americana de 2009. O time goiano soma agora 52 pontos, e aparece em sétimo na classificação. A equipe ainda enfrenta o Flamengo, no Maracanã, e encerra sua participação diante do São Paulo, em casa.

Precisando da vitória, a Portuguesa tomou a iniciativa desde o primeiro instante no Canindé. O Goiás apenas se defendia e procurava manter a posse de bola quando a tinha. O time paulista, no entanto, era melhor em campo e começou a criar seguidas chances de gol.

Se até os 30 minutos a Lusa ainda não conseguia chegar com perigo ao gol do Goiás, apesar de Edno se movimentar bastante na frente e criar boas jogadas, no final do primeiro tempo o time paulista teve ao menos três oportunidades claras.

Aos 33 minutos, Fellype Gabriel fez ótimo passe na frente para Héverton. O meia tentou o chute colocado, mas o goleiro Harlei saiu bem e espalmou parcialmente, evitando o gol da Portuguesa. Já aos 40, foi a vez do zagueiro Bruno Rodrigo pegar de bate-pronto, quase na pequena área, e a bola sair rente à trave, para fora.

No mesmo minuto, o time paulista teve uma baixa importante. Fellype Gabriel levou uma pisada e teve de ser substituído por Preto. Mesmo assim, novamente Héverton voltou a perder outra boa oportunidade para a Portuguesa antes do intervalo.

No segundo tempo, a partida continuou como havia terminado na primeira etapa, e o goleiro Harlei foi se tornando o grande destaque do confronto, evitando que a Portuguesa abrisse o placar no Canindé. Logo aos quatro minutos, o arqueiro do Goiás defendeu uma cabeçada a queima-roupa de Bruno Rodrigo.

O Goiás chegou apenas aos 11 minutos, quando a bola foi levantada na área e passou por todo mundo, batendo no peito do goleiro Gottardi. Mesmo surpreendido, ele fez a defesa involuntária, e a bola foi parar na trave, por pouco não inaugurando o marcador para o time goiano.

Depois de ver Harlei defender uma cabeçada sua aos 17 minutos, Edno lamentou muito outra chance perdida, aos 20. O atacante da Lusa, fez tudo certo, recebendo a bola na direita, trazendo para o meio, e batendo firme. O chute, porém, explodiu na trave e não entrou.

Antes do apito final, Edno ainda cabeceou mais uma vez com perigo e Athirson pegou mal de frente para a meta goiana, mas o gol da Portuguesa insistia em não sair. Recuado, o Goiás se esforçava para manter o zero no placar.

No fim, a Lusa acabou não conseguindo a vitória em casa, que a deixaria em melhores condições para continuar lutando contra o rebaixamento à Série B.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.