Notícias

 | 31/08/2008 17h57min

Grêmio vence Vasco e mantém vantagem na liderança

Soares e Marcel marcaram os gols da vitória por 2 a 1

Foi sofrido. Mas o Grêmio fez valer sua força na jogada aérea para furar a retranca do Vasco e vencer por 2 a 1 neste domingo, no Estádio Olímpico. Soares e Marcel marcaram os gols do time gaúcho, que segue na liderança do Campeonato Brasileiro. Alan Kardec marcou para os visitantes.

O time do técnico Celso Roth termina a 23ª rodada do jeito que começou: com cinco pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras. O time paulista bateu o Atlético-PR, fora de casa, e se manteve na caça ao time gaúcho. Mas com uma rodada a menos a disputar — faltam 15 para o fim do campeonato.

A iniciativa foi do Grêmio desde o começo do jogo. Logo a um minuto, Perea fez boa tabela com Tcheco, recebeu na cara do gol e chutou rasteiro. O goleiro Tiago já estava batido, mas o zagueiro Eduardo Luiz esticou a perna e salvou. Foi a única vez que o Vasco deixou um atacante gremista livre dentro da área.

Grande parte dos 89 minutos restantes foram mais ou menos parecidos. O Grêmio insistindo, martelando, buscando o gol por cima, pelas laterais, pelo meio. E o Vasco se defendendo do jeito que dava. Sem quatro de seus titulares, entre eles os atacantes Edmundo e Leandro Amaral, o técnico Tita escalou seus 11 jogadores atrás da linha da bola.

Como não conseguia furar o bloqueio vascaíno, o Grêmio passou a chutar de fora de área. O primeiro foi Tcheco, aos 11 minutos, para fora. Um minuto depois, foi a vez de Souza chutar no ângulo esquerdo de Tiago, que fez boa defesa. Aos 13, o Vasco deu seu primeiro e único chute a gol de todo o primeiro tempo, com Rodrigo Antônio.

— Temos que girar a bola de uma lado para o outro, até achar o espaço para fazer o gol — afirmou o zagueiro Léo ao fim do primeiro tempo.

A segunda etapa começou como a primeira: o Grêmio pressionando e o Vasco se defendendo. A diferença é que, dessa vez, o gol finalmente saiu. Aos nove minutos, Marcel cruzou da direita e Soares, que havia entrado no lugar de Perea ainda no primeiro tempo, cabeceou com força. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Mesmo com a vantagem, o Grêmio continuou com uma postura ofensiva. Celso Roth tirou Anderson Pico e mandou André Luis para o jogo. O time quase ampliou aos 15 minutos. Após dividida na área a bola sobrou para Pereira, que chutou à direita do goleiro, desperdiçando grande oportunidade. 

Mas o Vasco, que até então não tinha ameaçado o gol de Victor, chegou ao empate, aos 25 minutos. Edu cobrou falta da esquerda e Alan Kardec cabeceou. Victor defendeu, mas no rebote o próprio Kardec chutou para o fundo do gol, causando apreensão no Olímpico. A diferença para o Palmeiras estava caindo para três pontos.

O Grêmio, no entanto, não acusou o golpe e seguiu no ataque em busca da vitória. O time continuou rodando de um lado para o outro, esperando o melhor momento para furar a retranca vascaína. E achou aos 28 minutos: Souza cruzou da direita, Soares ajeitou de cabeça, e Marcel, também de cabeça, fez 2 a 1 — um placar mais justo.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.