Notícias

 | 29/07/2008 17h23min

Para ministro do Esporte, Florianópolis tem condições de sediar Copa de 2014

Orlando Silva destacou projeto de financiamento do novo estádio do Figueirense

O ministro do Esporte, Orlando Silva, fez uma análise positiva da candidatura de Florianópolis para ser uma das cidades-sede dos jogos da Copa de 2014, no Brasil. Nesta terça, dia 29, o ministro esteve na capital catarinense para um almoço com o governador Luiz Henrique da Silveira, representantes da Federação Catarinense de Futebol e do Figueirense.

À tarde, Orlando Silva participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Florianópolis, que contou com as presenças de lideranças municipais, estaduais e membros da frente parlamentar de esportes — comissão que trata da candidatura da cidade catarinense. Otimista, o ministro afirmou que a vocação de Florianópolis ao turismo é um ponto favorável na disputa:

— A cidade tem uma tradição turística importante, tem infra-estrutura turística, hotéis, um belo aeroporto, que poderá ser ampliado com a Copa, além de uma localização geográfica privilegiada — disse Orlando Silva, que ainda destacou como ponto positivo as raízes culturais do Estado com Alemanha, Itália e Portugal.

O ministro também elogiou o projeto do Figueirense, que deverá erguer um novo estádio, com capacidade para 40 mil pessoas, caso a cidade seja confirmada como sede:

— O Figueirense já tem um financiamento para este novo estádio o que dá credibilidade ao projeto da cidade. Saio daqui surpreso com as condições que eu encontrei e feliz por saber que tem uma cidade que disputa seriamente, com condições efetivas de receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A definição do número de sedes — 10 ou 12 — e também quais cidades receberão os jogos está prevista para março do ano que vem. Sobre as chances de Florianópolis, Orlando Silva voltou a falar com otimismo:

— Só depende da cidade, que tem cumprir com os critérios básicos de infra-estrutura e serviços que são obrigações conhecidas. Neste instante, nenhuma cidade está pronta, nem com estádio ou infra-estrutura no padrão que a Fifa exige. Agora, o fundamental da decisão das 10 ou 12 cidades, é a viabilidade demonstrada no projeto que será apresentado.

Por enquanto, apenas cinco cidades já estão confirmadas como sedes da Copa de 2014: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

Matéria atualizada às 17h47min.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.