Notícias

 | 29/06/2008 00h10min

Tite abre a casa, a família e os amigos

Conheça a história do técnico do Inter

Fabiano Provin  |  fabiano.provin@jornalpioneiro.com.br

Desde criança, quando começou a jogar futebol com o pai no interior de Caxias do Sul, Adenor Bachi, o Tite, se destacou com a bola nos pés. Genor Bachi, 73 anos, e amigos perceberam que o garoto tinha habilidade. Nascido na localidade de São Brás, no interior do bairro Ana Rech, Tite demonstra muito da simplicidade herdada da família.

Basta dar uma chegada ao Centro de Esportes e Lazer Tite (Celte), em Ana Rech, para ser muito bem recebido pelo irmão, Ademir Fermino Bachi, 42, o Miro, que administra o empreendimento. É fácil encontrar por ali, além do pai, também a mãe, Ivone Bachi, 72. Tite ainda tem uma irmã, Beatriz, 50.

— Morávamos no bairro Lourdes, mas o Tite nasceu em São Brás. Depois de jogar pelo Interior, ele começou a se destacar em jogos no Colégio Estadual Emílio Meyer, no então Ginásio Guarani - lembra Ademir.

Tite atuava como zagueiro e volante. Mas gostava mesmo de ser meia ofensivo. Após começar nas categorias de base do Juventude, transferiu-se para o Caxias porque não queria atuar na zaga. Aos 17 anos, em 1978, estreou como meia, no profissional. Felipão era seu companheiro. Com o passar dos anos, ele recuou e encerrou a carreira como volante.

Tite jogou pelo Esportivo e, em 1985, defendeu a Portuguesa-SP. No ano seguinte vestiu a camiseta do Guarani, onde sagrou-se vice do Brasileirão. Segundo Ademir, a pior fase da vida do irmão foi a seqüência de lesões nos joelhos. Tite fez três cirurgias em cada um (ligamentos cruzados e meniscos), e precisou parar de jogar aos 27 anos.

Antes de se aposentar, Tite aproveitou o tempo de recuperação para estudar. Formou-se pela PUC-SP em Educação Física. Na época, visitava a família duas vezes por ano (junho e dezembro), quando viajava de carro até Caxias.

— Ele queria continuar a jogar futebol, mas não deu - observa Ademir.

Em 1989, retornou para o Estado, onde jogou ainda no Guarany, de Garibaldi. Parou definitivamente um ano depois, e foi convidado pela direção para treinar o clube.

Aos 23 anos, Adenor Leonardo Bachi casou-se com Rosemari, com quem teve dois filhos: Mateus (hoje zagueiro de 1m93cm dos juniores do Cruzeiro-PA) e Gabriele. Nos períodos de desemprego, apurava a forma jogando bola com a turma de infância. Agora, como está trabalhando, o contato é por meio do telefone.

— O Tite é um cara full time demais. Na primeira semana que assumiu o Inter, ele não telefonou. Mergulha no trabalho mesmo - analisa o irmão.

Antes da fama, Tite treinou, além do Guarany-Ga, Veranópolis, Ypiranga, Juventude e Caxias. Após estrear no Inter (2 a 1 sobre o Botafogo), Tite ligou para os pais e os irmãos. Rouco, disse que estava cansado e explicou a importância do resultado.

— Ele tem muita confiança - diz Ademir.

É a confiança, mesclada com a simplicidade cultivada em família, que Tite levará para o Gre-Nal deste domingo.

Torcedores ao redor do planeta contam como vão acompanhar o clássico 370

Serviço do clássico e as escalações de Grêmio e Inter:



A rivalidade e a história dos Gre-Nais:



Escale seu time e envie para amigos:

As defesas da dupla Gre-Nal:


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.