Notícias

 | 26/06/2008 08h51min

EUA devem retirar a Coréia do Norte da lista de países que patrocinam o terrorismo

País asiático entregou declaração sobre estoque nuclear à China

Atualizada às 09h19min

O presidente George W. Bush confirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos têm a intenção de retirar a Coréia do Norte da relação dos Estados que patrocinam o terrorismo. A Casa Branca deve também levantar algumas sanções comerciais contra o país asiático.

Esta decisão responde ao gesto de hoje da Coréia do Norte de entregar a funcionários da China um relatório detalhado de seu programa nuclear, em cumprimento às condições impostas por Washington e por outros países para modificar sua política em relação a Pyongyang.

Em 2002, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, incluiu a Coréia do Norte, junto com o Irã e o Iraque, no que chamou de "eixo do mal", que supostamente patrocinava o terrorismo e buscava a aquisição de armamento nuclear.

— A diplomacia multilateral é a melhor maneira de resolver a questão nuclear — disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, que acrescentou que "a Coréia do Norte deveria aproveitar este momento de oportunidade para restaurar suas relações com a comunidade internacional".

No acordo com os EUA, Rússia, China, Coréia do Sul e Japão, a Coréia do Norte se comprometeu a entregar uma informação completa de seu programa nuclear, e a reconhecer as preocupações internacionais devido à proliferação de armamento e ao enriquecimento de urânio.

Além disso, Pyongyang se comprometeu a continuar a cooperação dentro de um processo que garanta essas atividades, vistas com suspeita pelos outros participantes do acordo, não voltarão a ocorrer.

As sanções americanas, sob a chamada Lei de Comércio com o Inimigo, promulgada em 1917, foram aplicadas pela primeira vez à Coréia do Norte em 1950. Esta legislação é imposta também a Cuba.

Essas sanções proíbem que as empresas dos Estados Unidos façam negócios com a Coréia do Norte.

O fato de estar na lista elaborada pelo Departamento de Estado sobre os países que considera que patrocinam o terrorismo impediu que o Governo norte-coreano recebesse empréstimos do Banco Mundial e de outras instituições internacionais.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.