Notícias

 | 18/06/2008 17h35min

Rússia bate Suécia e garante vaga nas quartas da Euro 2008

Espanha venceu a Grécia por 2 a 1, de virada, em jogo realizado em Salzburg

A Rússia ficou com a segunda vaga do Grupo D da Euro 2008. A seleção bateu a Suécia por 2 a 0 na tarde desta quarta e se garantiu nas quartas-de-final do torneio. Os russos fizeram os gols com Pavlyuchenko, no primeiro tempo, e Arshavin, no início da etapa complementar.

No outro confronto da chave, a Espanha garantiu o primeiro lugar da chave com um 2 a 1 sobre a Grécia. Nos minutos finais, Güiza fez de cabeça o gol da vitória. Os gregos até saíram na frente com Charisteas, mas De La Red deu o caminho para a virada.

Vaga nem tão inédita para os russos

Curiosamente, a Rússia já havia sido campeã da Euro – mas em 1960, ainda como União Soviética. Eliminada na fase de grupos em 1996 e em 2004, a equipe sequer havia passado pela fase de pré-classificação em 2000. Em 1992, o país chegou a se classificar entre as oito melhores seleções, mas ainda atuando como Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Após o fim da Guerra Fria e do desmantelamento da antiga URSS, é a melhor campanha da seleção.

A Rússia chegou ao primeiro gol em uma saída de bola equivocada da Suécia. Anyukov recebeu na área e rolou para Pavlyuchenko, que bateu para abrir o placar aos 23 minutos. E logo aos 5  minutos do segundo tempo, os russos rebatem falta e iniciam um contra-ataque. A bola caiu nos pés de Zhirkov, que avançou pela esquerda e tocou na área para Arshavin, que apenas empurrou para o gol.

Fúria espanhola não perdoa os atuais campeões

Já classificada, a Espanha despachou a Grécia. Com isso , os atuais campeões se despedem da competição sem sequer terem conquistado um ponto. Na partida, foi a Grécia que saiu na frente no placar, no final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, após uma falta cruzada na área espanhola, Charisteas cabeceou forte no canto direito, sem dar chances para o goleiro Reina.

No segundo tempo, aos 15 minutos, a Espanha chegou à igualdade, quando Fabregas lançou uma bola na área, Güiza ajeitou de cabeça e De La Red, completou, chutando forte. O gol da vitória só sairia aos 42 minutos da etapa complementar, após muita pressão por parte da Fúria. Em jogada individual, Garcia cruzou na lateral direita e Güiza cabeceou, fazendo com que a Espanha virasse.

CLICRBS E GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.