Notícias

 | 15/02/2008 22h27min

Eduardo Couto conquista vaga em Pequim na vela

Velejador venceu Zarif na regata decisiva da seletiva da classe Finn

Mais um representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim foi definido nesta sexta-feira. Única prova que ainda estava indefinida na seletiva nacional de vela realizada ao longo desta semana, a classe Finn conheceu seu atleta na disputa mais emocionante, concluída apenas na última regata. No final, melhor para Eduardo Couto, que bateu Jorge João Zarif na 14ª bateria e assegurou a presença na China.

Eduardo Couto, de 22 anos, iniciou o dia com apenas dois pontos de vantagem sobre Jorginho, de 15 anos. Logo na primeira disputa do dia, o mais novo velejador do clã Zarif botou pressão no rival ao faturar a primeira regata e diminuir ainda mais a diferença. Couto foi o segundo, seguido por Jorge Zarif, pai do vencedor.

Na prova seguinte, no entanto, Jorginho recebeu uma punição por manobra ilegal e perdeu posições. Melhor para Couto, que precisou apenas terminar na terceira colocação para ratificar a classificação olímpica. O caçula dos Zarif foi o quinto, mas ainda aguarda a decisão dos organizadores após protestar contra César Gomes Neto, que venceu a prova.

Após a realização dos dois descartes a que os velejadores tinham direito, Eduardo Couto se livrou de oito pontos e terminou a seletiva com 22. Já Zarifinho, que eliminou nove tentos, encerrou a seletiva no segundo posto com diferença de apenas um para o representante olímpico.

Desta forma, dez brasileiros já estão garantidos para as Olimpíadas chinesas: André Fonseca e Rodrigo Duarte (49er), Fábio Pillar e Samuel Albrecht (470 masculino), Isabel Swan e Fernanda Oliveira (470 feminino), Ricardo Winicki (RS:X masculino), Patrícia Freitas (RS:X feminino), Eduardo Couto (Finn) e Robert Scheidt e Bruno Prada (Star).

Dos classificados, apenas dois atletas não confirmaram as vagas que conseguiram para o país: na RS:X feminina, Patrícia Castro fora a responsável por colocar o país nas Olimpíadas, mas sua xará Patrícia Freitas obteve a classificação. Na Finn, quem deu à vela verde e amarela o direito de participar de Pequim-2008 foi João Signorini, que não participou da seletiva para competir na Volvo Ocean Race.
 
Um novo representante nacional será definido ainda neste mês, na seletiva nacional da classe Laser. O mais cotado para ficar com a vaga é Bruno Fontes, que não terá a concorrência de Scheidt, campeão olímpico em 1996 e 2004. Além disso, mais duas vagas possuem vagas abertas para velejadores do mundo inteiro: a Tornado e a Laser Radial.

Na Tornado, as quatro vagas restantes serão distribuídas no Mundial de Auckland, entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Já Adriana Kostiw irá em busca de uma das seis vagas da Laser Radial também na cidade neozelandesa, mas entre 13 e 20 de março.

ZDL, Divulgação / 

Eduardo Couto comemora vaga na classe Finn
Foto:  ZDL, Divulgação


Notícias Relacionadas

15/02/2008 18h21min
Saiba onde se hospedar em Pequim
15/02/2008 15h41min
Phelps não pensa em recordes em prova nos EUA
15/02/2008 15h03min
Judocas brasileiros buscam formação ideal para a Olimpíada
15/02/2008 13h39min
Pequim vai reformar postos de gasolina para melhorar meio ambiente
14/02/2008 19h49min
Scheidt e Prada garantem vaga na vela nos Jogos de Pequim
14/02/2008 19h47min
Ex-técnico processará mãe de Joanna Maranhão
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.