Notícias

 | 30/09/2007 10h53min

Brasil perde para a Alemanha e é vice no Mundial Feminino

Prinz e Laudher fizeram os gols das européias, que confirmaram o bicampeonato

Ana Maria Acker  |  ana.acker@rbsonline.com.br

O Brasil lutou, foi guerreiro durante os 90 minutos, mas acabou perdendo por 2 a 0 para a Alemanha, neste domingo, no Estádio Hongkou, em Xangai, China, na final do Mundial Feminido de futebol. Prinz, aos seis minutos do segundo tempo, e Laudher, aos 41, fizeram os gols das européias, que confirmaram o bicampeonato da competição.

Diante da Alemanha, o Brasil não encontrou o mesmo espaço para jogar que teve contra os Estados Unidos. As européias formaram uma defesa compacta, marcando forte a saída de bola verde-amarela e impedindo que os lançamentos tivessem como endereço os pés da melhor jogadora do mundo, Marta.

A camisa 10 teve pouco espaço, mas quando  foi bem servida, incomodou e muito a defesa adversária. Apesar das dificuldades, a seleção canarinho teve mais oportunidades para abrir o placar.

A primeira chance da partida, entretanto, foi construída pelas atuais campeãs mundiais. Aos quatro minutos, a zaga brasileira cochilou, a meia Garefrekes avançou livre pela direita, só que seu chute bateu na rede pelo lado de fora. A Alemanha também trouxe grande perigo aos 14 minutos. Em tabelamento pela esquerda, Smisek recebeu livre na direita, mas mandou para fora.

O Brasil assustou as européias aos 23 minutos. Elaine roubou a bola na direita e cruzou para Daniela chutar de esquerda na trave. Na sobra, Cristiane colocou na área e Daniela, de novo, cabeceou para fora. Até o final do primeiro tempo, o time do técnico Jorge Barcellos seguiu na pressão. Só que abusou de lançamentos longos, facilmente neutralizados pelas adversárias.

Na segunda etapa, as alemãs voltaram melhores. Pressionaram, e chegaram ao gol logo aos seis minutos. Em cruzamento da direita de Smisek, a bola chegou aos pés de Prinzs, que bateu certeiro: 1 a 0.

A seleção brasileira sentiu o gol nos primeiros minutos, mas retomou o bom ritmo do primeiro tempo. O maior problema foi, outra vez, o abuso dos lançamentos longos. A bola custava a chegar em Marta, que estava bem marcada.

Mas a qualidade ofensiva do Brasil era superior e surtiu efeito aos 16 minutos. Em lançamento para Cristiane, pelo meio, a atacante foi empurrada por Bresonik e a árbitra australiana Tammy Ogston assinalou o pênalti. Era a grande chance de deixar tudo igual. Marta foi para a cobrança, buscou o canto direito da goleira Angerer, só que a camisa 1 alemã foi melhor e defendeu.

A equipe canarinho sentiu a perda da penalidade. O técnico Barcellos ainda buscou mais ofensividade ao colocar Rosana no lugar de Ester e Pretinha no de Tânia, a seleção seguiu na luta, porém se perdia na falta de concentração nas finalizações. Resultado: aos 41 minutos Lingor cobrou escanteio da esquerda, Laudher entrou sozinha para cabecear e fazer o 2 a 0, confirmando o bicampeonato da Alemanha, que terminou o campeonato sem sofrer um gol.

O Brasil conquistou o feito de chegar a uma final de Mundial pela primeira vez. Pelos dribles de Marta, pela qualidade do grupo e força de vontade, a equipe nacional vai com moral para os Jogos Olímpicos de Pequim.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.