Notícias

 | 01/08/2007 15h21min

Brasil tem nove duplas na etapa austríaca do Circuito de vôlei de praia

Disputa é o último Grand Slam da temporada 2007

O Brasil inicia nesta quinta-feira sua participação na fase principal da etapa da Áustria do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a 12ª da atual temporada. O país tem sete representantes que entram direto na fase decisiva da competição: Ricardo/Emanuel, Márcio/Fábio Luiz, Franco/Pedro Cunha, Juliana/Larissa, Renata/Talita, Adriana Behar/Shelda e Ana Paula/Leila. Outros dois times do país, Pedro Solberg/Harley e Maria Clara/Carolina, conquistaram suas vagas nesta quarta-feira, após passarem pelo qualifying.

Sexto lugar no ranking mundial, Pedro Solberg/Harley conquistou sua classificação com uma única vitória, diante dos tchecos Biza e Lebl por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/17, depois de 45 minutos de partida. As irmãs Maria Clara e Carolina precisaram vencer dois confrontos para avançarem à fase principal. No primeiro jogo do dia, elas bateram as donas-da-casa Gasser e Purtscheller por 2 sets a 0 (21/10 e 21/13), em 36 minutos. Na partida decisiva, contra as francesas Barrera e Gemise Fareau, nova vitória: 2 sets a 0, com um duplo 21/19, em 37 minutos.

A etapa da Áustria é o último Grand Slam (competição que vale mais pontos no ranking mundial) da temporada 2007. Por isso, a disputa nas areias de Klagenfurt tem um grande peso na definição das duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Como há limitação de duas duplas classificadas por país, os times do Brasil realizam uma verdadeira competição interna pelas vagas.

No masculino, as duas duplas brasileiras mais bem colocadas são Ricardo/Emanuel, com 4.440 pontos, e Márcio/Fábio Luiz, que soma 4.240. Dois times ainda seguem com chances reais na disputa: Franco/Pedro Cunha, com 3.740 pontos, e Pedro Solberg/Harley, que tem 3.180.

Apesar de estarem entre as duplas que hoje se classificariam para os Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luiz sabem que não é hora de relaxar. Vencedores de duas etapas Grand Slam na temporada (Noruega e Alemanha), os campeões mundiais em 2005 contam com mais um triunfo para ficar em boa condição na disputa.

– O torneio na Áustria será muito importante tendo em vista a classificação para Pequim. Caso consigamos vencê-lo, teremos conquistado três Grand Slams, e isso pode pesar a nosso favor no fim das contas. Para vencer, temos que entrar em quadra com muita força, garra e concentração – comentou Márcio.

Para Franco e Pedro Cunha, que estão em desvantagem na disputa pelas vagas olímpicas, os pontos conquistados em Klagenfurt podem ser fundamentais para deixá-los mais próximos das outras duplas brasileiras.

– Algumas coisas nos atrapalharam nas últimas etapas, mas o desempenho foi satisfatório. Ainda temos muitas etapas pela frente, pensando na classificação olímpica, e não podemos perder o foco. O torneio aqui na Áustria tem quase a mesma importância que o Mundial da última semana – lembrou Pedro Cunha.

No feminino, a disputa envolve cinco duplas. No momento, as classificadas seriam Juliana/Larissa, com 4.500 pontos, e Renata/Talita, 3.820. Os outros três times que seguem na disputa são Ana Paula/Leila (3.060), Adriana Behar/Shelda (2.360), e Maria Clara/Carolina (2.160).

Apesar da vantagem em relação às outras duplas, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa entram com força total na etapa austríaca. A dupla, que na última semana ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial, espera somar mais pontos no ranking e aumentar a vantagem em relação às suas concorrentes.

– Elas voltaram a jogar bem e estão demonstrando o entrosamento que foi nossa grande arma na temporada passada. Isso aumenta nossa confiança. Agora, é importante que mantenhamos essa regularidade, mas sempre pensando em melhorar, pois esse é o nosso lema – comentou Reis Castro, treinador da dupla.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.